O vereador João da Costa (PT) externou sua preocupação com o aumento do desemprego no Brasil. “O aumento é vertiginoso e é sentido a cada dia nas ruas da cidade, nos bairros onde a gente visita. Essa verdadeira chaga social tem colocado milhares de famílias brasileiras em desespero", disse, na reunião ordinária desta quarta-feira (8).
Notícias do Vereador
A ampliação da Zeis Caranguejo Tabaiares foi tema de pronunciamento do vereador João da Costa (PT), durante a reunião plenária desta terça-feira. O parlamentar comemorou o envio do Projeto do Executivo à Casa e disse que essa é uma luta antiga da comunidade, desde que foi prefeito do Recife. A proposta está em tramitação nas Comissões de Legislação e Justiça; de Meio Ambiente; e de Planejamento Urbano e Obras para análise e recebimento de emendas. "Vou trabalhar pela aprovação do projeto".
O vereador João da Costa (PT) repercutiu o debate que vem se travando em todo o Brasil sobre o corte de verbas do Governo Federal para financiar as universidades federais e os institutos federais de educação. Ele convocou os demais vereadores para participar do ato em defesa do ensino público e gratuito, que será realizado nesta quarta-feira. “É preciso preservar este espaço de conhecimento com muita mobilização e luta”, disse, na reunião ordinária desta terça-feira (14).
O vereador João da Costa (PT) manifestou solidariedade ao deputado federal Orlando Silva, membro do PCdoB, que, em seu entendimento vem sendo vítima de fake news nas redes sociais, desde que a Câmara dos Deputados colocou em pauta o projeto de lei 3369/2015, que cria o Estatuto da Família do Século 21. “O que está em pauta, através desse episódio, é algo muito grave. A nossa democracia está sendo destruída e temos que nos insurgir contra essas iniciativas para estabelecer um debate real dos fatos”, disse, em reunião ordinária desta quarta-feira (21).
O vereador João da Costa (PT) repercutiu na tarde desta terça-feira (26) a audiência pública que debateu a Reforma da Previdência do governo federal, na manhã de ontem, na Câmara do Recife. A discussão, promovida por ele, girou em torno da extinção do BPC – benefício de proteção continuada – destinado aos mais pobres, elevação da idade mínima entre outros aspectos. "A reforma é considerada um preço muito alto para a sociedade. O encaminhamento adotado pelo encontro foi levar o debate para as comunidades".
O vereador João da Costa (PT) anunciou que o PT faz parte da bancada de governo na Câmara Municipal do Recife e, em nível estadual, volta a compor a Frente Popular de Pernambuco. Ele fez essas afirmações na reunião ordinária desta segunda-feira (18) e aproveitou para dizer que está fazendo esse caminho político de volta “por conta do caos que se instalou no país após a posse de Jair Bolsonaro no governo”.
O vereador João da Costa (PT) considera ruim a nova política do salário mínimo a ser adotada pelo governo federal, que passará a ser reajustado pela inflação sem considerar os ganhos baseados na elevação do PIB (Produto Interno Bruto, soma de todas as riquezas do país). Para ele, essa nova política vai trazer prejuízos aos trabalhadores, aposentados e pensionistas que na maioria ganha salário mínimo. “Há 15 anos o governo do PT criou uma política justa de distribuição de renda, considerando no reajuste do SM a elevação do PIB”.
Na tarde desta quarta-feira (20), a Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal do Recife foi instalada e, conforme previsto no Regimento Interno, os trabalhos foram coordenados pelo vereador que integra o colegiado e obteve a maior votação nas últimas eleições, no caso, Augusto Carreras (PSB). Além de dar posse aos membros, foi realizada uma eleição que conduziu o vereador João da Costa (PT) à presidência e Goretti Queiroz (PSC), à vice-presidência da Comissão.
Com a intenção de trazer demandas da comunidade de Caranguejo Tabaiaraes, em Afogados, para a Câmara Municipal do Recife, o vereador João da Costa (PT) anunciou que realizará uma audiência pública, no dia 22 deste mês. “Nós vamos discutir soluções para as obras de urbanização do canal do Prado e também para a construção de um habitacional que possa abrigar as famílias atingidas por elas”, disse, na reunião ordinária desta terça-feira (7). O temor dele é que as obras sirvam de justificativas para a transferência das famílias e a consequente desocupação da área para especulação imobiliária.
O vereador João da Costa (PT) falou sobre a rearticulação da Frente Parlamentar em relação à Reforma da Previdência. “Aprovamos na última audiência pública o projeto sobre a Nova Reforma, precisamos rearticular a Frente Parlamentar em defesa de uma previdência que garanta o direito dos trabalhadores e dos mais pobres”, disse, na reunião ordinária desta terça-feira (23).
Na manhã desta terça-feira (26), 57 alunos do Colégio da Imaculada Conceição marcaram presença no plenário da Casa de José Mariano para conhecer o funcionamento da Câmara e saber em detalhes como é o trabalho desenvolvido por um parlamentar. O vereador João da Costa (PT) recepcionou os estudantes do nono ano do ensino fundamental.
Foi com sentimento de indignação que o vereador João da Costa (PT) subiu à tribuna da Casa de José Mariano na tarde desta terça-feira (26). O parlamentar abordou a iniciativa do ministro da Educação, Ricardo Veléz, de enviar uma carta para as escolas do Brasil, pedindo que fosse cantado o Hino Nacional todos os dias.
O vereador João da Costa (PT) denunciou a extinção de cerca de 700 Conselhos Federais de participação popular, ato assinado pelo atual presidente da República, Jair Bolsonaro. Foram instintos conselhos de políticas públicas para idosos, LGBT, de transparência pública, educação, de jovens e adolescentes, combate às drogas, de erradicação ao trabalho infantil entre outros. Segundo ele, os conselhos são instrumentos importantes de participação popular na elaboração de políticas públicas e socais. O vereador disse na tarde desta segunda-feira (15), que muitos dessas entidades foram criadas em governos anteriores aos do PT.
“Minha história de vida e minha história política se confundem com a cidade do Recife.” Foi com essas palavras que o vereador João da Costa (PT) deu início a um discurso de homenagem aos 482 anos do Recife na tribuna da Casa de José Mariano. O parlamentar e ex-prefeito da capital pernambucana se pronunciou nesta terça-feira (12), data em que é celebrada a fundação do município.
Dois temas levaram o vereador João da Costa (PT) à tribuna da Câmara do Recife na tarde desta quarta-feira (13). Primeiramente, o parlamentar prestou solidariedade aos jornalistas do Diario de Pernambuco, que aprovaram na semana passada a deflagração de greve por tempo indeterminado. Em seguida, João da Costa expressou sua consternação em relação à chacina ocorrida nesta manhã em uma escola estadual no município paulista de Suzano.
Os quatro vereadores que estavam na suplência e se consolidaram no cargo com a ida dos titulares para a Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa tomaram posse no plenário da Câmara Municipal do Recife na tarde desta segunda-feira (4). Pela ordem alfabética, Goretti Queiroz (PSC) assumiu a vaga deixada por Wanderson Florêncio; João da Costa (PT) assumiu o cargo que foi de Marília Arraes; Samuel Salazar (PRTB), ficou no lugar de Marco Aurélio e Wilton Brito (PP), de Romero Albuquerque.
A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara Municipal do Recife foi instalada na tarde desta quarta-feira (6), na Sala das Comissões, após a reunião plenária. Para o biênio 2019/2020, os vereadores Carlos Gueiros (PSB) e Chico Kiko (PP) foram reconduzidos à presidência e vice-presidência, respectivamente. Também integra o colegiado, como membro efetivo, o vereador João da Costa (PT), além de Benjamim da Saúde ( PATRI) e Rodrigo Coutinho (SD), que são suplentes.
O vereador João da Costa (PT) anunciou na tarde desta quarta-feira (20), durante a reunião plenária da Câmara do Recife, que vai propor a realização de uma audiência pública na Casa a respeito da reforma da Previdência Social. O parlamentar teceu críticas ao projeto de reforma entregue pelo presidente Jair Bolsonaro à Câmara dos Deputados nesta manhã. Segundo o vereador, o País possui um problema de natureza fiscal, e não previdenciário.
O vereador João da Costa (PT) convocou a população recifense para o ato do Dia Internacional do Trabalhador e criticou o anúncio do Ministério da Educação sobre o corte de verba para universidades federais. “Venho reforçar o convite que o vereador Rinaldo Junior fez sobre o ato de amanhã, às 10h, na praça do Derby”, disse, na reunião plenária desta terça-feira (30).
Assunto que está mobilizando o país há mais de dois anos, a reforma da Previdência poderá ser debatida e aprofundada em audiência pública a ser realizada no dia 25, às 9 horas, no Plenarinho da Câmara do Recife, a convite do vereador João da Costa (PT). Estarão presentes a deputada federal Marília Arraes, o senador Humberto Costa, o especialista em previdência Edson Luiz, representantes da CUT-PE e de entidades de trabalhadores. A reforma afeta a questão fiscal e a economia do país.
Para esclarecer a população recifense e mobilizá-la, através da Câmara Municipal, o vereador João da Costa (PT) promoveu audiência pública na manhã desta segunda-feira (25) com objetivo de debater a proposta de reforma da Previdência (PEC 6/19), que tramita na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara Federal. O plenarinho do Legislativo Municipal ficou lotado e o evento foi marcado pela participação. “A Câmara trata de questões municipais, mas também devemos abordar os temas do dia a dia das pessoas que moram nesta cidade. Essa é uma casa política e precisa se posicionar com relação a uma proposta que vai atingir a vida de todos os cidadãos. A nova Previdência Social, que está tramitando no Congresso Nacional, afetará a vida de todos os brasileiros nos próximos anos”, afirmou.