Segundo o vereador Júnior Tércio (Podemos), a imagem do presidente da República, Jair Bolsonaro, está sendo prejudicada por conta da questão da vacinação no Brasil, mas a lentidão da imunização ocorre em todo o mundo. O assunto foi levantado na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (9), via videoconferência.
03
A crise sanitária causada pela pandemia da covid-19 trouxe retrocessos para a luta das mulheres. Sem uma rede de apoio para suas necessidades familiares e nem sempre contando com as divisões das tarefas domésticas, sobretudo as mães perderam autonomia financeira e mercado de trabalho. Com esse mote, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara do Recife realizou reunião pública de forma remota na tarde desta terça-feira (9).
O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) ressaltou que a Câmara do Recife estava votando o veto do Executivo ao projeto de lei 58/2013 e ele votaria a favor do veto. Afirmou entender que a colega Cida Pedrosa (PCdoB), ao trazer considerações sobre o tema, trouxe a oportunidade para que a proposta seja refeita. O veto em pauta foi do projeto de autoria da ex-vereadora Aline Mariano, que obriga o município a fazer exames para diagnóstico de dislexia em alunos do primeiro ano do ensino fundamental da rede municipal.
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o 8 de Março, a Comissão em Defesa dos Direitos da Mulher, presidida pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), realizou Reunião Pública Virtual sobre os impactos econômicos da pandemia na vida das mulheres. Para tanto, diversas convidadas falaram, na tarde desta terça-feira (09), por videoconferência, sobre diversos temas contemplando a questão econômica, que atinge mais as mulheres neste momento. Cada uma das convidadas fez discursos sobre um assunto de relevância apontando como as mulheres estão conseguindo passar pela pandemia, muitas delas sozinhas e sem condições econômicas.
A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) discutiu, na reunião Ordinária da Câmara do Recife, transmitida via remota, na tarde desta terça-feira (9), o requerimento 1314/2021, de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), que dirige apelo ao governador de Pernambuco a fim de que amplie em 90 dias o prazo de execução dos editais LAB PE que executam os recursos da lei federal 14.017/2020 - Lei Aldir Blanc.
Cinco proposições de autoria de diversos parlamentares e dois projetos de lei do Executivo receberam pareceres pela aprovação durante reunião da Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife, na tarde desta terça-feira (9), via videoconferência. Além do presidente do colegiado, vereador Felipe Francismar (PSB), também analisaram as matérias os vereadores Alcides Cardoso (DEM), Renato Antunes (PSC), Rinaldo Junior (PSB), Samuel Salazar (MDB) e Andreza Romero (PP).
Uma tarde marcada por explanações diversas sobre um único tema: ”Os impactos econômicos da pandemia na vida das mulheres”. O encontro virtual, nesta terça-feira (9), reuniu as sete vereadoras da Câmara do Recife, mais sete convidadas, além de autoridades: a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos; a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão; a secretária da Mulher de Pernambuco, Silvia Cordeiro, e a secretária da Mulher do Recife, Glauce Medeiros.
Uma audiência pública virtual foi realizada pela Câmara Municipal do Recife para debater o tema “Racismo x Injúria Racial no Recife”. A abordagem, por videoconferência, foi uma iniciativa do vereador Luiz Eustáquio (PSB), na manhã desta quarta-feira (10). “Eu, como parlamentar negro, sinto na pele, literalmente, este problema. O racismo fere e oprime e no final, quem é racista, sai impune. Quantos racistas estão na cadeia?”, questionou.
A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara do Recife iniciou os seus trabalhos relativos à tramitação de projetos na Casa. Presidido pela vereadora Michele Collins (PP), o colegiado se reuniu, por meio de videoconferência, nesta quarta-feira (10) para distribuir os projetos que devem ser alvo de pareceres de seus membros. Ao todo, foram distribuídas 41 propostas.
A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara do Recife, presidida pelo vereador Samuel Salazar (MDB), analisou e votou seis projetos de lei, entre eles dois do Executivo. O PLE de número 05/2021, que ratifica o protocolo de intenções firmado entre municípios de todas as regiões do país para a constituição do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar), foi aprovado por unanimidade. A finalidade é a aquisição de vacinas para combate à pandemia do coronavírus, além de medicamentos, insumos, equipamentos e serviços na área da saúde.
Numa iniciativa conjunta dos vereadores Liana Cirne (PT) e Marco Aurélio Filho (PRTB), uma audiência pública discutiu o cumprimento da Lei 17.861/2013, que institui o Momento do Frevo nos programas das rádios recifenses. O encontro foi realizado por meio remoto na manhã desta quinta-feira (11). A lei municipal é originária de um projeto do ex-vereador do Recife Marco Aurélio Medeiros.
Uma das Comissões de maior atuação na Câmara do Recife, desde o início da pandemia, foi reinstalada na manhã desta quinta-feira (11), durante reunião por videoconferência: a Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus. No encontro, os vereadores escolheram como presidente do colegiado, Eriberto Rafael (PP), e para ocupar a vice-presidência, Marco Aurélio Filho (PRTB). Além deles, participaram os membros do grupo, Ivan Moraes (PSOL), Ana Lúcia (Republicanos), Hélio Guabiraba (PSB) e Tadeu Calheiros (Podemos).
A Comissão de Meio Ambiente discutiu uma série de atividades propostas para trabalho do grupo e distribuiu cinco proposições entre os membros do colegiado, durante reunião na manhã desta sexta-feira (12), por meio de videoconferência. Estiveram presentes no encontro os vereadores Andreza Romero (PP), que é a presidente, além de Liana Cirne (PT) e Rinaldo Junior (PSB) .
“Neste fim de semana, a emergência pediátrica do Hospital Barão de Lucena viveu um verdadeiro caos, uma caótica superlotação”. Com essas palavras, o vereador Tadeu Calheiros (Podemos) iniciou, nesta segunda-feira (15), um discurso crítico ao fechamento de unidades de atendimento pediátrico na capital. Segundo o parlamentar, que se pronunciou durante a reunião ordinária remota da Câmara do Recife, a situação no Barão de Lucena é uma consequência da desativação da urgência pediátrica da Policlínica Barros Lima, que ocorreu na última terça-feira (9).
A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) ocupou a tribuna virtual da Câmara do Recife nesta segunda-feira (15) para tecer críticas ao que chamou de “desmandos” do Governo Federal na gestão da pandemia de covid-19. Na ocasião, ela declarou seu apoio a medidas de restrição propostas pela Prefeitura do Recife e pelo Governo de Pernambuco para frear o avanço da doença, que já vitimou quase 280 mil pessoas no Brasil desde março de 2020.
A vereadora Michele Collins (PP) lembrou que hoje é uma data importante para o consumidor. Além de ser celebrado o Dia do Consumidor, segundo ela, também se está celebrando os 30 anos de vigência do Código de Defesa do Consumidor (CDC). A parlamentar discursou na reunião Ordinária realizada por meio remoto, pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (15).
O vereador Chico Kiko (PP) parabenizou o governador Paulo Câmara e o prefeito João Campos pelas medidas que tomaram para conter os impactos econômicos causados pela covid-19. “São medidas que merecem o nosso reconhecimento e vai beneficiar muitos cidadãos neste momento tão difícil”, disse, na reunião Ordinária realizada por meio remoto, pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (15).
Neste final de semana, o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) visitou pela segunda vez o Restaurante Popular Josué de Castro para verificar no local o funcionamento do equipamento público. Ele ressaltou na manhã desta segunda-feira (15), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que foi muito bem recebido pela equipe da Secretaria Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, Ana Rita Suassuna.
O vereador Paulo Muniz (SD) fez apelo à Prefeitura do Recife para colocar os profissionais de transporte público na fase 1 de vacinação, por estarem mais expostos ao vírus. Ele comentou na manhã desta segunda-feira (15), durante Reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que as dificuldades dos transportes públicos são conhecidas, como superlotação, e por isso mesmo solicita a inclusão destes profissionais que estão na linha de frente também.
O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) discutiu três requerimentos de autoria dele mesmo, solicitando votos de aplausos a diversos setores. Ele disse na manhã desta segunda-feira (15), durante Reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que é preciso reconhecer o trabalho de algumas pessoas, empresas e entidades que estão se destacando neste momento de pandemia.