A vereadora Liana Cirne (PT) lamentou o falecimento precoce de Leonardo Cisneiros, ativista das causas ambientais e pela cidade, tendo sido um dos protagonistas do movimento Ocupe Estelita. Ela enfatizou na manhã desta terça-feira (06), durante Reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que a cidade e os movimentos pela conservação ambiental perdem muito.
04
O projeto de lei para criar o banco municipal de rações e utensílios para animais foi destacado pela vereadora Andreza Romero (PP), durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife, na manhã desta terça-feira (6). Ela aproveitou a ocasião para pedir o aprovação, ao plenário virtual, do requerimento que solicita a criação do cadastro de protetores independentes.
São muitas as categorias que estão na linha de frente e necessitam receber a vacina. Por isso, o vereador Tadeu Calheiros (Podemos) concorda com a inclusão de profissionais de imprensa na primeira fase da vacinação. Ele destacou o assunto na manhã desta terça-feira (6), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, durante a votação do requerimento número 2123/2021, da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), que foi aprovado.
Cozinha Solidária das Pás. Esse é o nome de uma ação desenvolvida pelo Clube Carnavalesco Misto das Pás frente aos desafios da crise da covid-19. Em um discurso proferido nesta terça-feira (6), durante a reunião Ordinária remota da Câmara do Recife, o vereador Rinaldo Junior (PSB) saudou o Clube das Pás pelo projeto, que visa alimentar 500 pessoas diariamente.
Solicitar à Prefeitura um estudo de impacto financeiro para a criação do Porto Jurídico, um projeto de incentivo à instalação de sociedades desse setor no Recife Antigo. É disso que trata o requerimento nº 2120/2021, de autoria do vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), aprovado pela Câmara Municipal nesta terça-feira (6). Segundo o parlamentar, a sugestão – similar à do Porto Digital, já existente – visa movimentar economicamente o centro histórico da capital.
A vereadora Liana Cirne (PT) discutiu dois requerimentos de autoria da vereadora Andreza Romero (PP) que tratam de apoio às mães que estejam retornando da licença maternidade. Ambos os requerimentos, que foram aprovados, são dirigidos ao prefeito João Campos. O de número 2164/2021 pediu para providenciar a disposição de vaga em creche para criança cuja mãe tenha sido vítima de violência doméstica. E o outro, de número 2165/2021, solicitou a instalação de salas de apoio à amamentação em órgãos públicos.
A vereadora Michele Collins (PP) discutiu e aprovou quatro requerimentos de sua autoria, na reunião Ordinária, que a Câmara Municipal realizou por meio de videoconferência, nesta terça-feira (6). Um desses foi o de número 2184/2021, que dirige indicação ao prefeito do Recife, João Campos, no sentido de criar, por decreto, um Comitê de Transparência do Enfrentamento ao Coronavírus.
A Câmara do Recife aprovou nesta terça-feira (6) dois requerimentos de autoria da vereadora Dani Portela (PSOL) para a realização de eventos propostos pela parlamentar. Um deles, de nº 2159/2021, pede que a Casa promova uma reunião solene no dia 13 de maio em virtude do Dia Nacional de Luta contra o Racismo. O outro, de nº 2160/2021, solicita a realização, no dia 18 de maio, de uma reunião pública para tratar do combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes.
Estabelecer diretrizes para a implementação de ações de prevenção e controle do diabetes e da hipertensão arterial em crianças e adolescentes matriculados na rede municipal de ensino do Recife. É esse o objetivo do projeto de lei nº 32/2021, de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), cujo parecer positivo foi aprovado pela Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara Municipal. O colegiado promoveu uma reunião nesta terça-feira (6), de forma virtual.
No último dia 2 foi comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) fez questão de enfatizar a data, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU). O assunto foi abordado nesta terça-feira (6), durante reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, transmitida via videoconferência.
Na reunião Ordinária da Câmara do Recife, nesta terça-feira (6), transmitida via videoconferência, a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) discutiu requerimento de sua autoria, de número 2123/2021, que dirige indicação ao prefeito do Recife para determinar a inclusão dos profissionais da imprensa, que atuam na cobertura da pandemia, no plano municipal de imunização contra a covid-19.
A vereadora Liana Cirne (PT) é autora do requerimento nº 2152/202, aprovado na Câmara do Recife, solicitando a entrega imediata do cartão alimentação para alunos novatos da rede municipal de ensino. Na justificativa a vereadora afirmou, na manhã desta terça-feira (6), durante reunião Ordinária, por videoconferência, que, com as aulas presenciais suspensas, a Prefeitura ofereceu aos estudantes matriculados o cartão de alimentação no valor de R$ 60,00. Ela ponderou que a entrega está atrasada para os novatos e a fome pede urgência.
Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas, o número de brasileiros pobres saltou de 9,5 milhões em agosto de 2020 para mais de 27 milhões em fevereiro de 2021. Os dados foram abordados durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife, nesta terça-feira (6), via videoconferência, pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB). “Isso é muito sério e grave. Você sente esse efeito quando olha para a sociedade”, lamentou.
Na tarde desta terça-feira (6), durante reunião Ordinária virtual da Câmara Municipal do Recife, a vereadora Andreza Romero (PP) repercutiu dois requerimentos de sua autoria que tratam de beneficiar as mães recifenses. A proposição de nº 2164/2021 solicita vaga em creche para criança cuja mãe tenha sido vítima de violência doméstica; já a de nº 2165 pede a instalação de salas de apoio à amamentação em órgãos públicos.
O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) promoveu audiência pública virtual na tarde desta terça-feira (6) com o fim de debater a prática de atividades físicas e dos exercícios físicos como essenciais no atual momento de pandemia da covid-19. Ele aproveitou a data dedicada a essas atividades, instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para realizar o evento e esclarecer que o reconhecimento da essencialidade é fundamental para os profissionais e os estabelecimentos que prestam serviços na área. Cerca de 100 pessoas acompanharam os debates, pelo canal do Youtube da Câmara do Recife, de acordo com o vereador.
Na manhã desta quarta-feira (7), a vereadora Michele Collins (PP) promoveu reunião pública na Câmara do Recife, transmitida via videoconferência, para tratar da questão da pessoa com epilepsia. Especialistas e representantes da sociedade civil debateram e fizeram uma série de sugestões à gestão municipal.
A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara do Recife, reunida em caráter extraordinário, analisou e aprovou dois projetos, um dos quais o projeto de lei do Executivo (PLE) nº 10/2021, institui o programa emergencial de pagamento do IPTU e da Taxa de Resíduos Sólidos. Também foi analisado e aprovado o projeto de lei Ordinária (PLO), nº 38/2021, concede desconto de meia entrada a profissionais de comunicação, como jornalistas, radialistas e publicitários. Participaram da reunião na tarde desta quarta-feira (07), por videoconferência, o presidente da Comissão, Samuel Salazar (MDB), além dos vereadores Marco Aurélio Filho (PRTB), Osmar Ricardo (PT) e Aderaldo Pinto (PSB).
A efetivação dos direitos da população em situação de rua do Recife foi pauta de uma reunião virtual promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal nesta quarta-feira (7). Os desafios apresentados pela pandemia, a participação social na construção das políticas públicas, e o atraso na garantia de direitos básicos foram alguns dos pontos discutidos. A Comissão é presidida pela vereadora Michele Collins (PP).
Presidida pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB), a Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara do Recife reuniu-se virtualmente, na manhã desta quinta-feira (8), para analisar proposições de autoria de diversos parlamentares. O vereador Zé Neto (PROS), membro do colegiado, também participou do andamento dos trabalhos.
Para discutir com os trabalhadores que estão na linha de frente do combate à covid-19, a Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus realizou reunião virtual com representantes dos enfermeiros e agentes comunitários de saúde. “Queremos saber quais as contribuições que estão sendo dadas e as realidades vivenciadas por eles nesta pandemia”, esclareceu o vereador Eriberto Rafael (PP), presidente do colegiado, na abertura da reunião realizada nesta quinta-feira (8).