Segundo o vereador Tadeu Calheiros (Podemos), a negociação de reajuste salarial para os servidores municipais da saúde e educação não foi satisfatória. O parlamentar enfatizou que houve uma reunião dos profissionais com a gestão, e foi oferecido o percentual de 1,2%. “Participei da mesa de negociação na última sexta-feira (22) e foi lamentável a forma de tratar os servidores”. O assunto foi abordado por ele nesta segunda-feira (25), na reunião plenária virtual da Câmara do Recife.
10
Ao discutir o requerimento de número 10.990/2021, de autoria da vereadora Dani Portela (PSOL), o vereador Ivan Moraes (PSOL) disse que é preciso não só repudiar a misoginia do presidente da República, Jair Bolsonaro, como também reconhecer que o prefeito João Campos fez o que é certo. O parlamentar se referia à ementa do requerimento que concedeu voto de repúdio ao veto do presidente da República à previsão de distribuição gratuita de absorventes femininos para estudantes de baixa renda e pessoas em situação de rua.
A vereadora Michele Collins (PP) informou que o deputado federal Diego Garcia, do Paraná, que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Família e da Vida e também da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Doenças Raras esteve no Recife no final de semana. “Tivemos uma reunião com os presidentes das três frentes que trabalham com os mesmos interesses nas esferas municipal, estadual e federal. O deputado veio conhecer o trabalho das pessoas do Recife e de Pernambuco que militam nessa área e ouvir as mães que enfrentam problemas porque têm filhos especiais”, afirmou, na reunião plenária virtual da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta segunda-feira (25).
O vereador Ivan Moraes (PSOL) debateu, na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (25), a questão do déficit habitacional da cidade que, segundo ele, soma mais de 70 mil moradias. O discurso do parlamentar foi em solidariedade a um protesto feito na última semana pelo Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) contra o despejo de 300 famílias da Ocupação 8 de Março, localizada em Boa Viagem, Zona Sul do Recife.
A vereadora Michele Collins (PP) discutiu, na reunião Ordinária virtual da Câmara do Recife, desta segunda-feira (25), o requerimento de número 10990/2021 da vereadora Dani Portela (PSOL), que concede voto de repúdio ao veto do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, à previsão de distribuição gratuita de absorventes femininos para estudantes de baixa renda e pessoas em situação de rua. Na ocasião, Michele Collins ressaltou a importância do projeto, mas pontuou que a iniciativa deveria partir da gestão, não do legislativo.
Na reunião Ordinária virtual desta segunda-feira (25), da Câmara Municipal do Recife, a vereadora Liana Cirne (PT) destacou o requerimento de sua autoria que faz moção de repúdio ao deputado estadual Frederico D'Avila (PSL-SP) pelo discurso de ódio contra o Papa Francisco, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida. De acordo com a parlamentar, o deputado estadual utilizou adjetivos desqualificados em referência às autoridades eclesiásticas.
O vereador Fabiano Ferraz (Avante) enfatizou o requerimento de sua autoria que solicita a implantação de uma área de lazer no Parque de Exposição de Animais do Cordeiro, localizado na Zona Oeste da cidade. O discurso foi feito na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (25), e o parlamentar pontuou que a solicitação é para uma área similar ao projeto do Parque da Jaqueira.
Na última segunda-feira (18), a Câmara do Recife aprovou o requerimento nº 10892/2021, de autoria do vereador Rinaldo Junior (PSB) que indica ao prefeito da capital a criação do programa “Domingo na Rua é Arretado”. A proposta, encaminhada em anexo ao Poder Executivo como uma sugestão de projeto de lei, tem como objetivo destinar trechos de vias, praças e largos para atividades de lazer, esporte e cultura. Com a repercussão da ideia na imprensa, Rinaldo Junior discursou na tribuna virtual da Casa durante a reunião plenária remota desta segunda-feira (25) para abordar o tema.
O debate sobre o veto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a vários trechos do projeto de lei federal nº 4968/2019, de autoria da deputada Marília Arraes (PT), chegou à Câmara do Recife nesta segunda-feira (25). A proposta tinha como objetivo criar o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual para assegurar a oferta gratuita de absorventes higiênicos femininos a diversos públicos, como estudantes de baixa renda, mulheres em situação de rua ou privadas de liberdade. Durante a reunião plenária remota da Casa de José Mariano, os vereadores aprovaram, um voto de repúdio formulado pela vereadora Dani Portela (PSOL) ao veto do presidente.
“O Brasil de Bolsonaro é o país da fome”. Com essas palavras, a vereadora Dani Portela (PSOL) deu início a um discurso proferido na tribuna virtual da Câmara do Recife nesta segunda-feira (25), durante a reunião plenária remota. Na ocasião, a parlamentar fez uma reflexão sobre a responsabilidade do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no aumento da miséria, do desemprego, da violência e da insegurança alimentar no país.
O vereador Alcides Cardoso (DEM) realizou, nesta segunda-feira (25), na Câmara do Recife, uma audiência pública com o objetivo de conhecer o projeto de desapropriação e indenização dos moradores atingidos pela execução da obra da Ponte Monteiro-Iputinga (Ponte Engenheiro Jaime Gusmão). Participaram, além de representantes da comunidade de Vila Esperança-Cabocó, os vereadores Ivan Moraes (PSOL), Tadeu Calheiros (Podemos) e Zé Neto (Pros), a deputada estadual Priscila Krause (DEM) e representantes da Autarquia de Urbanização do Recife (URB) e da Secretaria de Habitação do Recife.
Em audiência pública realizada por videoconferência na tarde desta segunda-feira (25), a Comissão de Saúde da Câmara Municipal tomou conhecimento das contas da Prefeitura do Recife referentes à pasta da Saúde no segundo quadrimestre de 2021. Quem fez a apresentação das atividades realizadas entre os meses de maio a agosto foi a secretária municipal Luciana Albuquerque e a equipe de secretários executivos, em cumprimento ao que determina o artigo 104 do Regimento Interno do Poder Legislativo Municipal, o dispositivo da Lei Complementar 141, e de resolução do Conselho Nacional de Saúde.
O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) elogiou a Prefeitura do Recife por ter aberto uma consulta pública para instalação de 108 relógios digitais em vários espaços da cidade. Na reunião plenária virtual da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta terça-feira (26), o parlamentar disse que ouvir a população para instalação desse serviço, através de uma Parceria Público Privada (PPP), mostra que “estamos no caminho certo, rumo ao desenvolvimento”.
Ao repetir várias vezes que “isso é uma vergonha”, durante o seu discurso, o vereador Junior Tércio (Podemos) discutiu o requerimento de número 10384/2021, de autoria dos vereadores Dani Portela e Ivan Moraes, ambos do PSOL. A matéria, que foi aprovada, concede voto de aplauso em favor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional de Pernambuco, em razão da colocação de placas que respeitam a identidade de gênero de pessoas trans (transexuais/travestis/transgênero) nos banheiros da sede da instituição. Em outro momento, o parlamentar também teceu comentários a um requerimento apresentado pela vereadora Liana Cirne (PT).
Durante a reunião plenária virtual desta terça-feira (26) da Câmara do Recife, a vereadora Liana Cirne (PT) disse que resolveu destinar emenda parlamentar para expansão da malha cicloviária da cidade. “Cada vereador, cada vereadora tem direito a apresentar uma emenda orçamentária no valor de R$ 220 mil reais", afirmou. A sua ideia é usar este recurso para implantar uma ciclovia na avenida Caxangá.
A vereadora Liana Cirne (PT) lamentou a fala do vereador Júnior Tércio (Podemos) que discordou do requerimento nº 10384/2021, de autoria dos vereadores Dani Portela (PSOL) e Ivan Moraes (PSOL), concedendo voto de aplauso em favor da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Pernambuco (OAB-PE), em razão da colocação de placas que respeitam a identidade de gênero de pessoas trans (transexuais/travestis/transgênero) nos banheiros da sede da instituição. Ela também defendeu um requerimento de sua autoria que concede moção de repúdio a Abimael Santos por ter associado o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra a depredação em casas de Santa Cruz do Capibaribe. Os assunto foram debatidos na reunião plenária virtual da Câmara do Recife nesta terça-feira (26).
O vereador Renato Antunes (PSC) comemorou, na plenária virtual da Câmara do Recife desta terça-feira (26), a notícia de que o Comando do Exército Brasileiro definiu Pernambuco como sede da nova Escola de Formação e Graduação de Sargentos de Carreira. “Muitos sabem o quão importante é uma escola de formação e demonstro minha satisfação por essa assertiva decisão que trará desenvolvimento para nossa terra”.
Na discussão sobre o requerimento nº 10.384/2021, de autoria dos vereadores Dani Portela e Ivan Moraes, ambos do PSOL, a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) disse que “a palavra colocada aqui, pelo vereador Júnior Tércio (Podemos), de forma preconceituosa, é uma forma de causar a dor e a infelicidade alheia, muito distante da palavra de Cristo e da construção do afeto e do acolhimento”. Ela se referia ao discurso que o parlamentar fez, momentos antes do dela, na reunião plenária virtual da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta terça-feira (26).
Em defesa da população que vive em situação de rua, o vereador Felipe Alecrim (PSC) fez um apelo para que a Prefeitura do Recife adote políticas públicas que aprimorem os serviços, o atendimento e as atividades para assegurar novos projetos de vida para essas pessoas. Ele fez essa defesa na reunião plenária virtual da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta terça-feira (26).
Líder do Partido Progressista na Câmara do Recife, o vereador Chico Kiko (PP) proferiu nesta terça-feira (26) um discurso na tribuna virtual do Poder Legislativo para frisar a posição de alinhamento da legenda à coligação Frente Popular de Pernambuco. Durante a reunião plenária remota, o parlamentar reforçou, em especial, o apoio ao prefeito João Campos (PSB) e ao Partido Socialista Brasileiro.