O vereador Osmar Ricardo (PT) discutiu e aprovou 20 requerimentos de sua autoria na reunião plenária híbrida que a Câmara Municipal do Recife realizou na manhã desta terça-feira (3), indicando obras para o Mercado da Madalena, na Zona Oeste. “Estamos fazendo visitas aos mercados públicos, para identificar os problemas e indicar a necessidade de realização das obras. No final de semana, visitamos o da Madalena e fizemos um relatório com os problemas detectados. A apresentação dos requerimentos é uma forma simbólica de debater o relatório”, disse. O parlamentar já fez o mesmo com o Mercado de Santo Amaro.
05
Destacar o apoio recebido pela Câmara do Recife e pelo prefeito João Campos (PSB) após ter sido alvo de ataques por uma proposição de sua autoria. Foi com esse objetivo que a vereadora Dani Portela (PSOL) subiu à tribuna da Casa de José Mariano nesta terça-feira (3), durante a reunião plenária. Em seu discurso, a parlamentar afirmou, ainda, que os ataques – que envolveram disseminação de notícias falsas e ameaças contra ela – vieram das bases ideológicas do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).
Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (3), o vereador Ivan Moraes (PSOL) falou sobre vários assuntos, dentre eles: o prazo para tirar o título eleitoral, uma reunião com representantes da Autarquia de Urbanização do Recife (URB) sobre a desapropriação das casas de 52 famílias da comunidade Vila Esperança, no Monteiro, Zona Norte da cidade, para a construção da ponte Monteiro-Iputinga, bem como uma audiência pública que vai acontecer nesta terça, no plenarinho da Casa, às 15h, sobre renda básica.
Considerada a capital com o maior índice de desemprego do Brasil, o Recife tem ainda 35% da população em situação de pobreza, de acordo com dados do Ministério da Cidadania e Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). Essa situação se tornou mais crítica durante a pandemia da covid-19, quando a cidade escancarou as desigualdades de raça, de gênero e de classe. Por isso, o vereador Ivan Moraes (PSOL) realizou audiência pública, na Câmara Municipal, na tarde desta terça-feira (3), para debater as políticas públicas de transferência de renda. O plenarinho da Casa de José Mariano, onde foi realizada a audiência pública, ficou lotado.
Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (3), o vereador Alcides Cardoso (PSDB) criticou a gestão estadual por conta da queda de parte do teto do Hospital da Restauração, área central da cidade. "Vim falar sobre uma tragédia anunciada. Eu já vinha recebendo alguns telefonemas de amigos médicos e pacientes da Restauração de que estava faltando água de beber".
A Frente Parlamentar para a Discussão sobre a Concessão do Porte de Arma para os Agentes de Segurança do Recife, da Câmara dos Municipal, presidida pelo vereador Fabiano Ferraz (Avante), realizou, nesta quarta-feira (4), uma audiência pública para debater sobre o papel da Guarda Municipal na segurança pública da cidade. A mesa de discussão teve várias composições e contou com a presença de parlamentares e representantes da segurança pública de vários municípios.
O Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de Pernambuco (Sescap-PE) foi homenageado em reunião solene realizada no plenário da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta quarta-feira (4), por iniciativa do vereador Felipe Alecrim (PSC). A entidade defende os interesses jurídicos e legislativos de seus representados e, através da união e cooperação de todos os integrantes, concede voz ativa a toda categoria. “Para mim é uma alegria poder homenagear essa instituição que cumpre papel importante e que trabalha pela desburocratização do ambiente empresarial. É uma entidade que defende os interesses das empresas de serviços, com destaque na área de contabilidade”, disse.
Presidida pelo vereador Felipe Francismar (PSB), a Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal se reuniu por videoconferência, na tarde desta quarta-feira (4), para analisar 18 projetos, entre os quais aprovou 10. Destacou-se o projeto de lei Ordinária (PLO) número 110/ 2022, de autoria do vereador Felipe Alecrim (PSC), que permite que os usuários de academias de ginástica privadas do município do Recife ingressem nesses estabelecimentos acompanhados de personal trainers.
As polêmicas em torno do restauro de Mercado de São José, um dos cartões-postais do Recife, vieram à tona em uma reunião pública promovida na Câmara Municipal nesta quarta-feira (4). O debate, promovido pela Comissão Especial do Poder Legislativo para Acompanhar a Gestão dos Mercados Públicos, contou com a participação de permissionários do equipamento e de integrantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Autarquia de Urbanização do Recife (URB) e da Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (CSURB). A Comissão Especial é presidida pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos).
Natural do Crato, no Ceará, o jornalista Francisco José de Brito se tornou cidadão recifense nesta quinta-feira (5), ao receber o Titulo de Cidadão da Câmara Municipal do Recife. A honraria foi proposta pela Comissão Executiva da Casa, que é presidida pelo vereador Romerinho Jatobá (PSB). A solenidade foi conduzida pelo vereador Alcides Cardoso (PSDB), que compôs a Mesa dos trabalhos junto ao autor da honraria, ao homenageado e a sua esposa, a jornalista Beatriz Castro.
Na condição de membro permanente, o presidente da Câmara Municipal do Recife, Romerinho Jatobá (PSB), participou do segundo encontro do Conselho Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Social do Recife (CEDES/Recife), realizado nesta quarta-feira (4). A reunião foi coordenada pelo prefeito João Campos e contou com a participação da vice-prefeita, Isabella de Roldão, e de todo o primeiro escalão. Além do Executivo e do Legislativo, o Conselho é formado por um amplo conjunto da sociedade civil, incluindo o terceiro setor, sindicatos, estudantes, artistas, empresários, Universidades, lideranças comunitárias e outros segmentos que representam a população recifense.
Ela era carismática e tinha grande força de comunicação. De forma simples e compromissada com a ética da verdade, atingia todas as esferas da sociedade quando falava no rádio ou apresentava noticiários da televisão. A jornalista Graça Araújo, que faleceu precocemente em 2018, dá nome à comenda que a Câmara Municipal do Recife entregou a 30 profissionais da imprensa, na noite desta quinta-feira (5). O Prêmio Mérito de Comunicação Jornalista Graça Araújo, criado pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), teve sua primeira edição em clima de festa, durante reunião solene que lotou o plenário da Casa de José Mariano.
Formada por membros das comissões de Legislação e Justiça e de Finanças e Orçamento, da Câmara do Recife, a Comissão Mista sobre o Julgamento das Contas do Poder Executivo promoveu uma reunião nesta sexta-feira (6) para discutir pareceres a três exercícios financeiros da Prefeitura. Sob a presidência do vereador Felipe Francismar (PSB), o colegiado acatou os pareceres – que opinavam pela aprovação, com ressalvas, das contas dos anos de 2015, 2018 e 2019, todas de responsabilidade do ex-prefeito Geraldo Julio (PSB).
Diversas personalidades ligadas à luta pelos direitos das mulheres foram homenageadas pela Câmara do Recife nesta sexta-feira (6), em reunião solene requerida pela vereadora Dani Portela (PSOL) em alusão ao 8 de março, Dia Internacional da Mulher. No evento, foram celebradas 41 entidades, além da ativista antirracista Inaldete Pinheiro. As homenageadas haviam sido alvo de propostas de voto de aplauso apresentadas por Portela ao longo do mês de março.
Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (9), o vereador Dilson Batista (Avante) falou sobre o trabalho feito na Casa em prol do armamento da Guarda Municipal. "Fui o primeiro vereador neste mandato a tratar diretamente com o prefeito sobre o armamento da Guarda", pontuou.
O vereador Osmar Ricardo (PT) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (9) para retomar um assunto abordado por ele na semana passada: os supostos excessos na aplicação de multas de trânsito por parte da Prefeitura. De acordo com o parlamentar, seus comentários não se trataram de críticas a integrantes da Guarda Municipal, mas a dirigentes do Poder Executivo. Durante a reunião plenária, ele anunciou que vai colher assinaturas para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o tema.
A vereadora Michele Collins (PP) trouxe à tribuna da Casa de José Mariano, na reunião plenária desta segunda-feira (9), a questão do incêndio nas palafitas localizadas no bairro do Pina, Zona Sul da cidade, ocorrido no último dia 6. “Os bombeiros fizeram tudo com muita cautela, e gostaria de agradecer a todos os profissionais que estiveram ali, inclusive a Prefeitura”. A parlamentar citou que esteve no local e detalhou proposição de sua autoria sobre os habitacionais no Recife.
O vereador Luiz Eustáquio (PSB) disse estar na expectativa de que o presidente da República sancione o projeto de lei federal (PL 2564/20), que instituiu o piso salarial de enfermeiros, técnicos de enfermagem e parteiras, e que foi aprovado na semana passada pelo Congresso Nacional. “Quero parabenizar essas categorias, assim como os agentes de saúde e de endemias, que também conseguiram o piso mínimo de dois salários mínimos”, afirmou.
A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) disse que irá entrar com uma representação judicial pedindo o rescisão de contrato da Prefeitura do Recife com a empresa RC Nutry, que terceiriza o fornecimento da merenda escolar e paga o salários das merendeiras que trabalham na rede pública municipal. “Recebi depoimento de uma servidora dizendo que mais uma vez está sem receber os seus salários. Isso é inadmissível, pois está ocorrendo de forma recorrente”, disse.
O incêndio que ocorreu na última sexta-feira (6) no Beco do Sururu, no bairro do Pina, foi tema de um discurso proferido pelo vereador Renato Antunes (PSC) nesta segunda-feira (9), na Câmara Municipal. No pronunciamento, o parlamentar lamentou a destruição das moradias e refletiu sobre o problema habitacional do Recife. Cobrando ações do poder público, Antunes lembrou que os moradores do local – um conjunto de palafitas situado na bacia do rio Pina – precisam de habitações que respeitem a sua forma de sobrevivência econômica, ligada à atividade marisqueira.