O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) fez questão de comentar, na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, desta terça-feira (11), o lançamento do programa Recife Parceria, que tem o objetivo de alavancar as parcerias estratégicas do município com a iniciativa privada.
05
Durante reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, via internet, nesta terça-feira (11), o vereador Osmar Ricardo (PT) comentou e criticou os requerimentos do vereador Alcides Cardoso (DEM) que solicitam transcrição nos anais da Casa dos artigos intitulados “Cleptocracia” e “Viva a Impunidade?”, ambos de autoria do jurista José Paulo Cavalcanti Filho e publicados no Jornal do Commercio.
Preocupado com a campanha de vacinação contra a covid-19, o vereador Paulo Muniz (Solidariedade) debateu e aprovou o requerimento de número 3591/2021, de sua autoria. A matéria legislativa dirige indicação ao prefeito do Recife, João Campos, para que seja realizada a convocação sistematizada e individual, por meio de ligação telefônica ou mensagem de celular, das pessoas que faltaram ao agendamento da primeira ou da segunda dose da vacina contra a covid-19.
O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) discutiu o requerimento 3690/2021, de autoria da Comissão de Educação, Turismo e Esportes, dirigindo indicação ao prefeito do Recife, João Campos, para que o projeto “Novo Modelo de Gestão para o Teatro de Santa Isabel”, receba apoio e incentivo do Poder Executivo Municipal.
O vereador Doduel Varela (PSL) fez discursos para defender as polícias do país, argumentando que, às vezes, as corporações são recebidas à bala nas comunidades e revidam. Ele disse na manhã desta terça-feira (11), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que os que usam a tribuna da Casa para falarem de policiais é porque não sabem e não têm vivência da vida desses profissionais. “Sou policial com orgulho", afirmou o parlamentar. Ele contou que em certa ocasião foi recebido à bala em uma comunidade. A pistola dele teria travado e o bandido teria vindo em direção a ele para atirar . "Teria sido executado não fosse um colega policial que me acudiu”.
O vereador Alcides Cardoso (DEM) defendeu através dos requerimentos de números 2218/2021 e 2219/2021, a inclusão de dois artigos do jurista José Paulo Cavalcanti Filho, "Cleptocracia" e "Viva a Impunidade?", nos anais da Câmara do Recife. Os artigos, segundo ele disse, na manhã desta terça-feira (11), na Câmara Municipal, durante reunião Ordinária por videoconferência, foram publicados na imprensa local em março de 2021. “Os ensaios demonstram as contradições de juízes brasileiros ao discutirem o combate à corrupção e a reversão de sentenças dadas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva”. Os requerimentos não foram aprovados no plenário.
O vereador Rinaldo Junior (PSB) lembrou que ano passado elaborou anteprojeto de lei pedindo a criação do Fundo Emergencial da Cultura (FEC), contemplando trabalhadores e artistas impossibilitados de trabalhar em virtude da pandemia, e que o mesmo está em estudos no Executivo. Ele argumentou na manhã desta terça-feira (11), que o FEC seria alimentado por organizações governamentais, não-governamentais e doações, podendo se transformar em fundo permanente ou durar até o final da pandemia. Pare ele seria uma maneira de manter de pé as tradições e cultura da cidade.
O vereador Osmar Ricardo (PT) usou a tribuna virtual da Câmara do Recife nesta terça-feira (11), durante a reunião Ordinária remota, para fazer uma defesa da Petrobras e do controle estatal da empresa. O parlamentar repercutiu, na ocasião, uma audiência pública promovida por seu mandato na última segunda (10) sobre a privatização da refinaria de Abreu e Lima.
Vereador em primeira legislatura, Alcides Cardoso (DEM), apresentou à Câmara do Recife o projeto de decreto legislativo número 02/2021, a Medalha de Mérito José Mariano ao empresário da construção civil, Alberto Ferreira da Costa. A proposição foi aprovada nesta terça-feira (11), durante reunião Ordinária da Casa, por videoconferência. O parlamentar se afirmou bastante satisfeito e destacou que o agraciado nasceu na Freguesia de São Simão da Junqueira, em Portugal e comanda uma das grandes construtoras que atuam na capital pernambucana, a Rio Ave.
Uma orientação que já vinha sendo adotada pela Prefeitura do Recife para a vacinação de mulheres grávidas e puérperas foi reforçada pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos) nesta terça-feira (11), durante a reunião Ordinária remota da Casa de José Mariano. Em seu discurso, a parlamentar repercutiu o pedido de suspensão, pela Anvisa, da aplicação de vacinas da farmacêutica AstraZeneca para esse público – e lembrou que o Executivo municipal utiliza, nesse caso, vacinas da empresa Pfizer.
A vereadora Natália de Menudo (PSB) parabenizou, na reunião Ordinária desta terça-feira (11), a estudante do 7º ano do ensino fundamental, Isadora Costa, ganhadora do concurso Cientista por um Dia. Na ocasião, a parlamentar também agradeceu ao presidente da Emprel, Bernardo D'Almeida, pela implantação do programa Conecta Recife no bairro da Mustardinha.
A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) discutiu o Projeto de Resolução nº 06/2021, de sua autoria, que institui a Frente Parlamentar em Defesa da Educação Pública Municipal de Qualidade na cidade do Recife. O tema foi abordado na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (11), via videoconferência.
O vereador Doduel Varela (PSL) enalteceu a concessão do Título de Cidadão do Recife ao ex-vereador da capital pernambucana, Antônio de Oliveira. O projeto de decreto legislativo número 58/2021, de sua autoria, foi aprovado por unanimidade durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal, nesta terça-feira (11), transmitida de forma remota.
Nesta terça-feira (11) a Câmara do Recife rejeitou a transcrição, nos anais da Casa, de dois artigos de opinião do jurista José Paulo Cavalcanti Filho. Durante a discussão na reunião Ordinária remota, o vereador Luiz Eustáquio (PSB) se pronunciou contra o pedido, que partiu do vereador Alcides Cardoso (DEM). Os textos lamentam os reveses sofridos pela operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), em especial no caso do julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A sobrevivência dos espaços culturais alternativos que dão suporte à cultura do Recife está ameaçada pela pandemia de covid-19. Levando isso em conta, um grupo formado por três vereadoras e um vereador da Câmara Municipal – Cida Pedrosa (PCdoB), Dani Portela (PSOL), Liana Cirne (PT) e Ivan Moraes (PSOL) – apresentaram diversos requerimentos em prol do setor. Nesta terça-feira (11), o Poder Legislativo aprovou quatro dessas indicações, que foram discutidas na tribuna virtual por Cida Pedrosa.
Na Reunião Ordinária desta terça-feira (11), a vereadora Liana Cirne (PT) discutiu, em bloco, três requerimentos de sua autoria que tratam da criação do Auxílio Municipal Emergencial (AME) para o São João. Ela aproveitou a ocasião para discutir uma outra proposição, também de sua autoria que que pede a desburocratização de procedimentos relativos à cultura.
Crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade poderão ter a prioridade de vagas nas escolas de tempo integral da Rede Pública Municipal de Ensino do Recife. Esse é o teor do projeto de lei (PLO) 105/2021, de autoria do vereador Eriberto Rafael (PP), que foi aprovado na reunião virtual da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, na tarde desta terça-feira (11). Além desse, o colegiado aprovou o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 09/2021, do vereador Romerinho Jatobá (PSB), que concede o Título de Cidadão do Recife ao padre Sérgio Lúcio Alho da Costa.
Presidida pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), a Comissão de Direitos da Mulher da Câmara do Recife promoveu uma reunião virtual nesta terça-feira (11), para deliberar sobre atividades do grupo e distribuir projetos às relatoras para a emissão de pareceres. Na ocasião, foi marcado um encontro, também virtual, com a Rede de Proteção ao Aleitamento Materno.
A vereadora Dani Portela (PSOL) fez uma retrospectiva de casos em que ocorreram apreensões de armas de fogo e drogas em endereços luxuosos, pertencentes a pessoas ricas. Ela comparou a ação da polícia nesses casos e na comunidade de Jacarezinho, no Rio de Janeiro, que resultou em 28 mortos, e afirmou que, nos lugares nobres, as ações “não terminaram em banho de sangue”. O pronunciamento ocorreu na manhã desta terça-feira (11), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência.
A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara do Recife promoveu uma reunião nesta terça-feira (11) para deliberar sobre projetos que se encontram em tramitação na Casa de José Mariano. Presidido pelo vereador Samuel Salazar (MDB), o grupo discutiu e aprovou pareceres a três projetos de lei.