Na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, transmitida por videoconferêcia, nesta segunda-feira (9), o vereador Luiz Eustáquio ressaltou a necessidade da conscientização para o enfrentamento ao uso das drogas na cidade. Conforme lembrou o parlamentar, a lei municipal número 17.442/ 2008, de sua autoria, institui o dia 12 de agosto como o Dia Municipal de Combate ao Uso de Drogas. “A intenção é poder incentivar as pessoas para que todos possam estar lutando em favor da vida".
08
"A Lei Maria da Penha é um marco na história do enfrentamento à violência contra nós mulheres", afirmou a vereadora Ana Lúcia (Republicanos), durante a reunião plenária virtual desta segunda-feira (9). Ela também celebrou a reinauguração do Centro de Referência Clarice Lispector, com atendimento presencial 24 horas, bem como a descentralização do serviço, nas chamadas Salas da Mulher, em vários Compaz.
Dois temas foram abordados em um discurso proferido pela vereadora Liana Cirne (PT) nesta segunda-feira (9), durante a reunião plenária remota da Câmara do Recife. Na ocasião, a parlamentar comentou um caso de racismo religioso ocorrido no final de julho, quando um pastor evangélico da capital publicou um vídeo na internet em que associava imagens religiosas de matriz africana pintadas no túnel da Abolição a “demônios”. Ela destacou, ainda, a ação popular que move contra a Prefeitura com o objetivo de garantir o pagamento ao reajuste dos professores da rede pública municipal.
A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal do Recife apresentou, na reunião virtual realizada na tarde desta segunda-feira (9), o resultado de um estudo inédito e revelador sobre a população em situação de rua no centro do Recife. Realizado a partir de um levantamento com 113 pessoas, ele “pretende compreender a realidade dessas pessoas no contexto na pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, bem como apontar a necessidade de novas políticas públicas para essa população”, disse a vereadora Michele Collins (PP).
O presidente da Câmara Municipal do Recife, Romerinho Jatobá (PSB), e o primeiro secretário da Casa, Eriberto Rafael (PP), receberam nesta segunda-feira (9) o presidente da União dos Vereadores do Brasil (UVB), Gilson Conzatti. Ele veio acompanhado do presidente da seccional Pernambuco, Edmilson Henauth, e de parlamentares das cidades de Igarassu e Caruaru. Conzatti está circulando o país em campanha para a realização da 20ª Marcha dos Legislativos Municipais, que irá acontecer entre os dias 24 e 27 de agosto, em Brasília.
O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) repercutiu o fato de o Recife ter recebido o selo internacional de destino turístico seguro, do Selo Safe Travels, dado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) e chancelado pela Organização Mundial do Turismo. “A retomada econômica passa pelo turismo e o Recife tem se destacado, neste momento de flexibilização da economia, como a sexta capital brasileira nesta área”, disse, na reunião plenária virtual que a Câmara Municipal do Recife realizou nesta terça-feira (10).
Na reunião plenária virtual que a Câmara Municipal do Recife realizou nesta terça-feira (10), o vereador Renato Antunes (PSC) pediu que seja pautada a votação em plenário do projeto de resolução número 22/2021, de sua autoria. Essa matéria institui a “Frente Parlamentar em Defesa do Plano de Drenagem do Recife”, no âmbito da Câmara Municipal. Ele disse que somente um plano competente vai direcionar o escoamento de águas para resolver os problemas da cidade em dias de chuva.
A organização de um desfile militar recepcionado pelo presidente Jair Bolsonaro no dia da votação da PEC do voto impresso na Câmara dos Deputados, que acontece nesta terça-feira (10), pode ser interpretada como mais um episódio de ameaça à segurança institucional do País. Foi essa a preocupação que a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) levou à tribuna da Câmara do Recife, na reunião plenária remota desta manhã. Para a parlamentar, os integrantes da Casa de José Mariano precisam repudiar intimidações ao regime democrático vindas do Palácio do Planalto.
A segurança pública da praça Gregório Bezerra, no bairro da Torre, foi tema de um discurso proferido pelo vereador Aderaldo Pinto (PSB) nesta terça-feira (10), durante a reunião plenária remota da Câmara do Recife. O parlamentar, que disse já ter requisitado o policiamento ostensivo na área à Polícia Militar anteriormente, utilizou a tribuna virtual para repercutir a morte de duas pessoas na última sexta-feira (6) após a ocorrência de um tiroteio no local.
O vereador Rinaldo Júnior (PSB) discutiu, em segunda votação, o parecer de número 429/2021, da Comissão de Legislação e Justiça, opinando pela aprovação do projeto de lei 151/2021, de sua autoria. Ele cria o selo “Empresa Amiga da Juventude” para atestar as organizações industriais ou comerciais que contribuem com a inserção de jovens no mercado de trabalho. A proposta foi aprovada, por unanimidade, na reunião plenária virtual que a Câmara Municipal do Recife realizou nesta terça-feira (10).
Na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife realizada nesta terça-feira (10), via videoconferência, o vereador Joselito Ferreira (PSB) enviou agradecimentos ao prefeito João Campos pela implantação da Academia Recife, no Centro Social Urbano Bidu Krause, bairro do Totó. “É a vigésima Academia na capital pernambucana”.
Durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, realizada nesta terça-feira (10), via internet, a vereadora Michele Collins (PP), que é presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, repercutiu os resultados de uma pesquisa realizada pelo colegiado, envolvendo pessoas em situação de rua. “Aplicamos um questionário com 113 pessoas para tentarmos desenhar a situação vivida por essa população”.
Repercutir uma reunião com o grupo de trabalho do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) sobre o edifício Holiday, na Zona Sul do Recife, foi tema do pronunciamento do vereador Osmar Ricardo (PT) na reuinão plenária virtual da Câmara Municipal, nesta terça-feira (10). Ele lembrou que é autor de um requerimento solicitando a formação de uma Comissão de vereadores para acompanhar o caso. O edifício está interditado há mais de dois anos e abrigava cerca de duas mil pessoas.
A vereadora Cida Pedrosa discutiu, na reunião Ordinária virtual desta terça-feira (10), da Câmara do Recife, dois votos de aplausos de sua autoria. O primeiro foi para os médicos veterinários, em reconhecimento aos relevantes trabalhos prestados pela categoria na cidade durante a pandemia da covid-19; o segundo foi para Fabiana Moraes e Moacir dos Anjos, pela curadoria da exposição 'Língua Solta' e reinauguração do Museu da Língua Portuguesa. A parlamentar discutiu, ainda, outros requerimentos de sua autoria em que solicita melhorias no Jardim Botânico e apoio jurídico às mulheres vítimas de violência. Todas as proposições foram aprovadas.
Durante reunião plenária virtual da Câmara do Recife na manhã desta terça-feira (10), o vereador Chico Kiko (PP) fez questão de destacar o trabalho da Prefeitura do Recife em relação ao atendimento às pessoas atingidas no deslizamento de barreira, no Brejo da Guabiraba, Zona Norte da cidade, nesta madrugada. Ele também repercutiu a posse do senador Ciro Nogueira (PP-PI) como ministro-chefe da Casa Civil.
A Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife promoveu uma reunião nesta terça-feira (10) para discutir pareceres dos relatores sobre projetos que se encontram em tramitação na Casa. Ao todo, oito matérias foram debatidas pelo colegiado, que é presidido pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos). Todas receberam pareceres pela aprovação.
Por iniciativa da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), foi realizada, na manhã desta quarta-feira (11), uma reunião pública com o objetivo de lançar a Frente Parlamentar em Defesa da Educação Pública de Qualidade no Recife. Parlamentares e educadores participaram do lançamento, via videoconferência.
A Comissão de Legislação e Justiça se reuniu nesta quarta-feira (11), por videoconferência, para debater 16 pareceres que estavam na pauta de votação do dia. A reunião contou com a presença do presidente do colegiado, vereador Felipe Francismar (PSB), e dos vereadores Samuel Salazar (MDB) e Rinaldo Júnior (PSB). Dos projetos analisados, oito foram aprovados, sete rejeitados e um, retirado de pauta.
Três projetos de lei Ordinária foram aprovados pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, da Câmara Municipal do Recife, que se reuniu na tarde desta quarta-feira (11). O colegiado, que também distribuiu outros três projetos de lei para análise e emissão de pareceres, reuniu-se sob a presidência da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) e contou com a presença das vereadoras Ana Lúcia (Republicanos), vice-presidente, e Dani Portela (PSOL).
No primeiro semestre deste ano, a Câmara Municipal aprovou e o prefeito do Recife sancionou a lei nº 18.811/2021, que institui o Programa de Desligamento Voluntário (PDV) dos empregados públicos da Administração Indireta da capital. Agora, tramita na Casa de José Mariano uma proposta que visa a alterar o cálculo da indenização do PDV para torná-lo mais atrativo aos funcionários. Nesta quarta-feira (11), o projeto de lei do Executivo nº 25/2021 foi analisado pela Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, que acatou o parecer pela aprovação elaborado pelo presidente do grupo, o vereador Samuel Salazar (MDB).