A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) discutiu e aprovou três requerimentos de sua autoria na reunião plenária que a Câmara Municipal do Recife realizou, de forma híbrida, na manhã desta segunda-feira (14). “Apresentamos estes requerimentos como congraçamento àquelas e àqueles que mudam a vida das pessoas. Eles e elas mudam através da luta contra a violência, contra o feminicídio, assim como mudam ao subir num palco para apresentar a sua arte”.
03
Com a aproximação do período chuvoso, mas ao mesmo tempo em que as precipitações ainda são leves, o vereador Felipe Alecrim (PSC) disse que já é possível encontrar no Recife ruas e casas alagadas. “Nem choveu tanto, mas é comum receber vídeos e fotos de pessoas mostrando ruas onde elas moram e trabalham. É impressionante, mas já estão inundadas”, disse, na reunião plenária que a Câmara Municipal do Recife realizou, de forma híbrida, na manhã desta segunda-feira (14).
O anúncio feito pela Prefeitura da licitação para as obras de uma ciclovia em uma das principais avenidas da cidade levou o vereador Luiz Eustáquio (PSB) à tribuna do plenário da Câmara do Recife, durante a reunião Ordinária desta segunda-feira (14). A Ciclovia da Avenida Agamenon Magalhães terá quatro quilômetros e vai ligar as Zonas Norte e Sul da capital pernambucana.
A memória de Marielle Franco foi exaltada em discurso feito pela vereadora Dani Portela (PSOL) durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (14). Ela lembrou os quatro anos do assassinato da então vereadora da cidade do Rio de Janeiro e do motorista Anderson Gomes, mortos a tiros, num atentado, no centro da capital fluminense. A parlamentar cobrou das autoridades respostas para o crime, indagando: "Quem mandou matar Marielle e Anderson?".
O vereador Renato Antunes (PSC) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (14), durante a reunião plenária, para defender a greve dos professores da rede municipal de ensino, deflagrada no dia 7 de março. Os docentes reivindicam que a Prefeitura promova o reajuste para toda a categoria de acordo com a lei do Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica, estabelecido em fevereiro deste ano.
Um filme de humor disponível em uma das principais plataformas de streaming foi alvo de críticas do vereador Júnior Tércio (Podemos) durante a reunião plenária da Câmara do Recife realizada nesta segunda-feira (14). De acordo com o parlamentar, “Como se tornar o pior aluno da escola” traz cenas que podem ser interpretadas como crimes sexuais. Ele disse que vai pedir a o Ministério Público Federal que investigue o caso.
A Câmara do Recife deve votar na próxima terça-feira (15) o projeto de lei nº 62/2021, de autoria da vereadora Dani Portela (PSOL) e que institui no calendário oficial do Recife o dia 14 de março como o Dia Marielle Franco de Enfrentamento à Violência Política contra Mulheres Negras, LGBTQIA+ e periféricas. Na tribuna da Casa, Portela defendeu nesta segunda-feira (14) a aprovação da matéria, que constava na pauta da reunião plenária, mas teve a sua discussão adiada por falta de quórum.
As obras de requalificação dos quiosques da orla de Boa Viagem, Zona Sul da cidade, foram tema do pronunciamento do vereador Zé Neto (PROS) durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (14). Ele contou que, na última sexta-feira, acompanhou o prefeito João Campos na fiscalização do serviço, que também vai incluir a requalificação dos banheiros e do calçadão da orla.
A segunda vice-presidente da Câmara Municipal, vereadora Ana Lúcia (Republicanos), representou o parlamento do Recife no programa Debate na Nova, exibido nesta segunda (14) pela TV Nova. A atração, apresentada pelo jornalista Pedro Paulo, teve como tema “O Papel do Vereador no Município" e contou com os presidentes das câmaras de Jaboatão dos Guararapes, Maria Jacinta; Paulista, Edinho, e Caruaru, Bruno Lambreta.
“A situação do Hospital da Mulher do Recife”, foi o tema de uma audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal, presidida pela vereadora Michele Collins (PP). Ela disse que vem acompanhando notícias sobre problemas na unidade, referindo-se à superlotação, ao pedido de demissão em massa protocolado por 32 médicos, bem como a falta de insumos. “Por isso, resolvemos ouvir todos os lados neste debate, em busca de soluções”. Participaram do encontro, realizado nesta segunda-feira (14), no plenarinho e via videoconferência, representantes do Hospital e de entidades representativas da categoria.
As expectativas de relaxamento das medidas de contenção da covid-19 e o impacto dessa flexibilização na retomada de grandes eventos foram o tema de um discurso proferido pelo vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) nesta terça-feira (15). Durante a reunião plenária da Câmara do Recife, o parlamentar subiu à tribuna da Casa para tratar de uma revisão das medidas preventivas que será anunciada pelo Governo de Pernambuco, o que deve abrir caminho para o planejamento dos próximos festejos juninos da capital.
Na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (15), o vereador Samuel Salazar (MDB) pediu a dispensa de prazo do projeto de lei do Executivo número 07/2022, que institui e disciplina o auxílio municipal denominado "Cria Esperança", destinado a beneficiar órfãos e órfãs vítimas do feminicídio. Além deste assunto, ele aproveitou a ocasião para destacar outros que dizem respeito à cidade, como a Ação Inverno e a quantidade de pessoas vacinadas contra a covid-19.
Proibir a instalação de banheiros, toaletes e vestiários “multigênero” ou “unissex” no Recife. É esse o objetivo do projeto de lei nº 84/2022, de autoria do vereador Fred Ferreira (PSC), que tramita na Câmara Municipal. Durante a reunião plenária desta terça-feira (15), o parlamentar subiu à tribuna da Casa para defender a proposta. Na ocasião, ele disse ter constatado a existência de um banheiro público multigênero em um dos Centro Comunitário da Paz (Compaz) da capital.
Antecipando-se à votação da matéria, o vereador Júnior Tércio (Podemos) ocupou a tribuna da Câmara Municipal do Recife para anunciar o seu posicionamento contra o projeto de lei (PLO) número 62/2021, de autoria da vereadora Dani Portela (PSOL). A proposta inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife o “Dia Marielle Franco de enfrentamento à violência política contra mulheres negras, LGBTQIA+ e periféricas”.
O vereador Júnior Tércio (Podemos) discutiu e aprovou o requerimento de número 2542/2022, de sua autoria, dirigindo indicação ao prefeito do Recife, João Campos, para providenciar melhorias no trânsito do Recife. “No último domingo, os jornais locais disseram que o Recife tem o pior trânsito das capitais. Quando cai uma chuvinha, a cidade para. Qualquer chuvinha é um transtorno. Precisamos sentir na prática o que é o plano de retomada do trânsito que a presidência da Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos do Recife (CTTU) fala”, disse, na reunião plenária realizada de forma híbrida, na manhã desta terça-feira (15), pela Câmara Municipal do Recife.
Ao ocupar a tribuna da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (15), a vereadora Dani Portela (PSOL) disse que “hoje foi um dia importante e histórico, pela aprovação de um projeto de lei que trata da violência contra a mulher. Para mim esta não é uma luta fácil”. Ela se referia ao PLO 62/2021, de sua autoria, que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife o “Dia Marielle Franco de enfrentamento à violência política contra mulheres negras, LGBTQIA+ e periféricas”. Ela aproveitou o discurso para falar sobre a vereadora carioca que foi assassinada há quatro anos.
Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (15), o vereador Felipe Alecrim (PSC) cobrou ao prefeito do Recife o pagamento do reajuste do piso salarial dos professores da rede municipal. Ele informou que três municípios da Região Metropolitana do Recife já concederam o reajuste à classe. Além disso, o parlamentar também falou sobre a atuação da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Pública Municipal de Qualidade do Recife.
A Câmara do Recife aprovou nesta terça-feira (15), em segunda e última discussão, o projeto de lei nº 234/2021, de autoria do vereador Fabiano Ferraz (Avante). A proposta busca assegurar aos usuários do transporte coletivo municipal com deficiência ou mobilidade reduzida o direito de desembarque entre as paradas obrigatórias do transporte público de passageiros. Durante a discussão do projeto na reunião plenária, Ferraz subiu à tribuna da Casa para fazer uma defesa da matéria.
Foi aprovado, em primeira discussão na Câmara do Recife, o projeto de lei número 62/2021, da vereadora Dani Portela (PSOL), que institui no calendário oficial de eventos do Recife o “Dia Marielle Franco de Enfrentamento à Violência Política contra Mulheres Negras, LGBTQIA+ e Periféricas”. Antes da votação, durante o pequeno expediente da reunião plenária desta terça-feira (15), a autora falou sobre a importância de incluir o tema na agenda de debates do Município.
Durante a reunião plenária da Câmara do Recife, nesta terça-feira (15), o vereador Fabiano Ferraz (Avante) agradeceu aos colegas pela aprovação de um requerimento de autoria dele de voto de aplausos ao guarda civil municipal, Fernando Carlos de Souza Malagueta, pelos serviços prestados em defesa da vida e da segurança dos cidadãos. O agente de segurança, segundo relatos do parlamentar na tribuna, impediu a consumação de um assalto com reféns, em um estabelecimento comercial na cidade de Olinda.