04

04
Waldomiro Amorim lamenta morte de jovem na Vila da Imbiribeira

O vereador Waldomiro Amorim (Solidariedade) lamentou a morte de um jovem que foi baleado na Vila da Imbiribeira, Zona Sul do Recife, cujo corpo a família enterrou ontem. “Ele se envolveu com o tráfico de drogas e terminou de forma violenta, como ocorre com vários outros dessa cidade. A droga tem sido um dos motivos mais constantes da violência na periferia do Recife”, afirmou o parlamentar, na reunião plenária híbrida, realizada pela Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (5).

Ivan Moraes homenageia Léo Cisneiros, morto há um ano

No dia em que completa um ano da morte do professor Leonardo Cisneiros, o vereador Ivan Moraes (PSOL) fez homenagem a ele no plenário da Câmara Municipal do Recife, durante a reunião plenária híbrida, na manhã desta terça-feira (5). “Ele era professor, filósofo, bacharel em direto, uma das mentes mais brilhantes que já estiveram nesta terra. Entendia de física quântica, de direito urbano, de brega e orquídea”, comentou. Conhecido como Léo Cisneiros, foi um dos ativistas do Movimento Ocupe Estelita.

Dani Portela pede remoção de busto de Castello Branco e apoia homenagem a Gregório Bezerra

A vereadora Dani Portela (PSOL) debateu o requerimento de sua autoria, de número 3582/2022, dirigindo indicação ao prefeito João Campos “para que seja determinada a remoção do busto do ditador Humberto Castello Branco, no canteiro central da Ponte Castello Branco, Avenida Caxangá, no bairro da Várzea”. A matéria foi debatida durante a reunião plenária híbrida, realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (5). “Esse requerimento lembra que na legislatura passada, o vereador Ivan Moraes (PSOL) também fez essa mesma proposta. Queremos que o prefeito retire o busto e que o encaminhe para um museu. Ou para um depósito”.

Tadeu Calheiros cobra reajuste de profissionais municipalizados

Os direitos de servidores da saúde municipalizados ou à disposição do município foram tema de um discurso proferido pelo vereador Tadeu Calheiros (Podemos) nesta terça-feira (5), durante a reunião plenária da Câmara do Recife. Ao subir à tribuna da Casa de José Mariano, o parlamentar comemorou a votação do projeto de lei do Executivo nº 10/2022, que conserva gratificações dadas a esses profissionais. No entanto, Calheiros salientou que é preciso conceder a eles o reajuste de vencimentos conforme foi negociado com os sindicatos de cada categoria.

Cida Pedrosa reflete sobre a violência de gênero

A violência de gênero foi o tema do discurso realizado pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (5). De acordo com ela, é sempre importante retomar e destacar o assunto. “Uma das características mais marcantes da violência de gênero é sua predominância marcadamente sexual, num mundo patriarcal e machista nossos corpos são sempre subjugados, maltratados, violentados e mortos, num exercício de pura afirmação do poder masculino", destacou a parlamentar.

Ana Lúcia enfatiza luta dos professores

O projeto de lei do Executivo número 10/2022 foi aprovado em duas votações no plenário da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (5) e a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) destacou o empenho do Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere). A proposição promove alterações na Lei Municipal nº 18.894, de 21 de fevereiro e 2022, cria cargos efetivos e dispõe sobre a remuneração dos servidores públicos que indica.

Tadeu Calheiros apresenta requerimentos direcionados à infraestrutura nos Caps

O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) elaborou e apresentou 25 requerimentos direcionados à melhoria de infraestrutura em diversos Centro de Atenção Psicossocial (Caps) no Recife. As proposições foram aprovadas por unanimidade na reunião plenária realizada nesta terça-feira (5), na Câmara Municipal do Recife.

Projeto de Rinaldo Junior marca o Dia Municipal de Combate à Fome

O projeto de lei nº 334/2021, de autoria do vereador Rinaldo Junior (PSB), que institui no Calendário Oficial de Eventos do Recife o “Dia Municipal de Combate à Fome”, foi aprovado em segunda discussão, durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (5). “O dia será 5 de setembro, data de nascimento de um grande recifense: Josué de Castro".

Cida Pedrosa pede voto de aplauso a profissionais de saúde e homenagem a opositor torturado pela Ditadura

Na próxima quinta-feira (7), será celebrado o Dia Mundial da Saúde. Na Câmara do Recife, a data foi saudada já nesta terça-feira (5), por meio de um requerimento proposto pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) e que concede voto de aplausos a profissionais da área, em especial os que atuam na linha de frente do enfrentamento à covid-19. Na tribuna do plenário, a parlamentar deu destaque a esse pedido e tratou, também, de uma solicitação do seu mandato para que a Prefeitura instale uma homenagem ao opositor da Ditadura Militar Gregório Bezerra, torturado no bairro de Casa Forte em abril de 1964.

Felipe Alecrim pede a realização de serviços de saneamento básico

Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (5), o vereador Felipe Alecrim discutiu, em bloco, 25 requerimentos de sua autoria, com solicitações à URB (Autarquia de Urbanização do Recife), Emlurb (Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife), Compesa, e CTTU (Autarquia de Trânsito e Transporte) para a realização de serviços destinados a minimizar os problemas causados pelas chuvas. As proposições foram aprovadas em plenário.

Liana Cirne: voto de aplausos a mães ativistas e moção de repúdio a ex-ministro

A vereadora Liana Cirne (PT) destacou, na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (5), dez requerimentos concedendo voto de aplausos a mães de autistas. Em seguida, a parlamentar aproveitou para ressaltar uma moção de repúdio ao ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, além de salientar a importância da atuação do Simpere (Sindicato dos Professores da Rede Municipal do Recife) para o reajuste salarial da classe.

Alcides Cardoso pede diálogo entre gestão e permissionários do Mercado de São José

Na reunião Ordinária da Câmara do Recife, desta terça-feira (5), o vereador Alcides Cardoso (PSDB) destacou a necessidade de reforma no Mercado de São José, no bairro de São José. Ele aproveitou a ocasião para ressaltar que tem sido procurado por permissionários e defendeu que tenha um maior diálogo entre a Prefeitura e esses comerciantes, antes das obras terem início. O assunto também foi abordado pelo parlamentar no início da semana, nesta segunda-feira (4).

Comitiva de vereadores participa do lançamento do Programa Encostas

Nesta quarta-feira (6) pela manhã uma comitiva de parlamentares recifenses participou do lançamento do Programa Encostas, promovido pela Prefeitura do Recife, que vai investir mais de R$ 40 milhões em obras de contenção em morros e áreas de risco da cidade. Participaram do evento o presidente da Câmara Municipal, Romerinho Jatobá (PSB); o primeiro-secretário, Eriberto Rafael (PSB); o líder do governo, Samuel Salazar (MDB); o vice-líder, Rinaldo Junior (PSB); e os parlamentares Zé Neto (PROS), Fabiano Ferraz (Avante), Waldomiro Amorim (SDD), Aderaldo Pinto (PSB), Joselito Ferreira (PSB) e Hélio Guabiraba (PSB).

Procuradoria Especial da Mulher realiza palestra sobre violência política contra mulheres

Criada em setembro do ano passado, a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara do Recife realizou uma palestra no plenarinho da Casa nesta quarta-feira (6) para debater o tema da violência política de gênero. O evento discutiu, principalmente, a lei federal 14.192/2021, que cria penalidades para o crime na legislação eleitoral. Presidida pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), procuradora especial da Mulher e 2ª vice-presidente do Legislativo Municipal, a palestra contou com a presença da autora da norma, a deputada federal Rosângela Gomes (Republicanos).

CLJ aprova nomear área do Cais José Estelita como Parque da Resistência Leonardo Cisneiros

A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife promoveu nesta quarta-feira (6) uma reunião para discutir pareceres a 14 projetos de lei que se encontram em tramitação na Casa. Presidido pelo vereador Felipe Francismar (PSB), o grupo acatou o parecer pela aprovação ao projeto de lei nº 169/2021, de autoria da vereadora Dani Portela (PSOL) e do vereador Ivan Moraes (PSOL), que visa a dar nome ao parque que será construído no Cais José Estelita. Caso a matéria seja aprovada pelo plenário e sancionada, o local se chamará Parque da Resistência Leonardo Cisneiros.

Samuel Salazar entrega Título de Cidadã do Recife a Paula Varea Guareschi

Ela já viveu mais tempo no Recife do que mesmo em sua cidade natal, Ji-Paraná, no estado de Rondônia. Na capital pernambucana fundou, com a família, o Grupo Julietto, que é considerado referência em fastfood. Mais do que isso, é uma empresa que se destaca por promover a cultura da equidade de gênero e o empoderamento da mulher. Essas referências, por si, correspondem às prerrogativas contidas no Regimento Interno da Câmara Municipal para garantir à empresária Paula Varea Guareschi, que sabe conciliar os interesses do mundo corporativo com as causas sociais, o Título de Cidadã do Recife.

Acessibilidade e Mobilidade Urbana aprova seis projetos de lei

A Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara do Recife reuniu-se, por videoconferência, nesta quinta-feira (7), e aprovou pareceres positivos a seis projetos de lei. Além do presidente do colegiado, o vereador Fabiano Ferraz (Avante), que convidou para o próximo encontro da Comissão, marcado para o dia 11 de maio, às 10h, estava o vereador Eduardo Marques (PSB).

Solene celebra 30 anos do Movimento Mangue Beat

O Mangue Beat, fundado em 1991, nasceu no Recife com o objetivo de se apresentar enquanto movimento contracultural de mistura de ritmos tradicionais e de elementos da cultura regional como o maracatu rural, com a cultura pop, sobretudo o rock'n roll e o hip-hop. Logo em seguida, em 1992, foi lançado o manifesto Caranguejos com Cérebro em que se denunciava a miséria e propunha uma renovação cultural que unisse o tradicional ao moderno. Após a publicação do manifesto, artistas como Chico Science & Nação Zumbi e o Mundo Livre S/A, lançaram seus trabalhos musicais. Por seus 30 anos de existência, o manifesto foi homenageado no plenário da Câmara, numa iniciativa do vereador Ivan Moraes (PSOL). Na ocasião, 30 personalidades foram celebradas na solenidade. O vereador e primeiro- secretário da Casa, Eriberto Rafael (PP), presidiu o evento.

Audiência pública discute direitos de pessoas neuroatípicas

Autismo, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, dislexia, discalculia. Esses são alguns exemplos de transtornos que podem ser classificados como “neuroatípicos”, isto é, divergentes do padrão neurológico humano considerado típico. Os direitos das pessoas neuroatípicas foram o tema de uma audiência pública promovida na Câmara do Recife nesta quinta-feira (7). O debate, realizado pela vereadora Liana Cirne (PT), serviu de pontapé para a construção de um Estatuto Municipal da Neurodiversidade que deve ser apresentado em breve ao Poder Legislativo.