O sofrimento da população de diversos bairros do Recife pela falta d'água nas torneiras das casas foi mencionado pelo vereador Rinaldo Junior (PSB), na tribuna da Câmara Municipal, durante a reunião plenária desta terça-feira (28). Ele teceu críticas à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e destacou um protesto realizado por moradores do Alto do Céu, na Zona Norte da cidade, que, segundo disse, estão há três meses sem abastecimento. “Água virou artigo de luxo”, lamentou o parlamentar.
03
Três comunidades do bairro da Várzea, na Zona Oeste do Recife, serão beneficiadas pelo Programa de Requalificação e Resiliência Urbana em Áreas de Vulnerabilidade Socioambiental - ProMorar Recife, da Prefeitura da Cidade, segundo informou o vereador Davi Muniz (PSB) durante a reunião plenária da Câmara Municipal desta terça-feira (28). De acordo com o parlamentar, as três localidades que serão agraciadas são: Vila Arraes, Beira Rio e B13. Ele salientou a importância de tais investimentos, tendo em vista que estas áreas foram fortemente atingidas pelas chuvas que ocorreram em maio do ano passado.
A situação de insegurança dos moradores do bairro de San Martin, mais especificamente na comunidade da Boa ideia, localizados na Zona Oeste do Recife, foi o tema do discurso do vereador Doduel Varela (PP), na reunião plenária híbrida da Câmara Municipal, realizada na manhã desta terça-feira (28). Ele disse que vem recebendo reclamações de que os moradores têm medo de sair às ruas, ressaltou também que “os arrombamentos de casa têm ocorrido constantemente e a população está aterrorizada. As pessoas não sabem mais o que fazer”, lamentou.
Os indícios de irregularidades apontados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) na aquisição de 14 mil instrumentos musicais pela Prefeitura do Recife foi tema de um discurso proferido pelo vereador Alcides Cardoso (PSDB) nesta terça-feira (28), durante a reunião plenária da Câmara Municipal. No pronunciamento, além dos problemas da compra, o parlamentar apontou que mais da metade desses equipamentos estão em desuso, guardados em um galpão mantido pela Secretaria de Educação da capital.
O vereador Almir Fernando (PCdoB) subiu à tribuna da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (28), durante a reunião plenária, para fazer uma análise sobre o funcionamento de órgãos e setores que são de reponsabilidade do governo de Pernambuco. Ele teceu reclamações quanto à saúde, segurança, abastecimento de água, investimentos em obras e transporte público, e fez uma comparação com o novo governo Federal, funcionando há 90 dias, onde recursos já foram liberados para a capital pernambucana.
O requerimento número 1204/2023, de autoria da vereadora Michele Collins (PP), concede voto de protesto à Escola Livre de Redução de Danos, por fazer apologia ao uso de drogas ilícitas durante o carnaval deste ano. A proposição foi defendida pela própria autora, durante discurso na reunião plenária realizada nesta terça-feira (28), na Câmara Municipal do Recife. A matéria foi aprovada em plenário por 11 votos sim e oito votos não.
O vereador Luiz Eustáquio (PSB) discutiu o requerimento número 1648/2023, de autoria dos vereadores Pretas Juntas (PSOL) e Ivan Moraes (PSOL), que concede voto de aplausos à ação Fique Suave, idealizada e executada pela Escola Livre de Redução de Danos, pelos serviços de atenção, cuidado e acolhimento voltado às pessoas usuárias de álcool e outras substâncias psicoativas, durante os carnavais de 2020 e 2023 nas ladeiras do sítio histórico de Olinda. “Eu percebo não ter condições de dar um voto de aplauso nesse caso. O trabalho da Escola Livre de Redução de Danos pode ter sido na intenção de redução, mas o que foi visto na imprensa, e que virou caso de polícia, foi como a mensagem foi passada na ação".
O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) ocupou a tribuna da Câmara Municipal do Recife na reunião plenária desta terça-feira (28), para falar da situação das academias da cidade e também das políticas para assistência aos recifenses que têm o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em relação ao primeiro tema ele disse que falava “com um misto de alegria e tristeza” e que, sobre o segundo, lembrou que dispõe de uma proposição que visa dar mais assistência a essa população.
A Câmara do Recife discutiu nesta terça-feira (28), durante a reunião plenária, dois requerimentos que envolviam a Escola Livre de Redução de Danos – um era um voto de protesto e o outro, de aplausos à entidade. Na tribuna, o vereador Ivan Moraes (PSOL) discutiu ambas as matérias para se posicionar a favor da política de redução de danos – que tem foco na prevenção aos danos do uso de drogas – e a sua aplicação em eventos como o Carnaval.
Ao debater o requerimento de número 1204/2023, de autoria da vereadora Michele Collins (PP), a vereadora Pretas Juntas (PSOL) lamentou a volta da proposição para votação em plenário. Ela afirmou que as informações divulgadas sobre a Escola Livre de Redução de Danos (ONG que é motivo das discussões), de que estaria contribuindo para a apologia ao uso de drogas, “não corresponde à verdade” e solicitou que o requerimento tivesse votação nominal.
A Câmara do Recife aprovou dois requerimentos de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) que têm como centro a Ocupação Lia de Itamaracá, exposição sobre a artista pernambucana que está em cartaz no Paço do Frevo até o dia 21 de junho. Nas matérias, a parlamentar – que subiu à tribuna nesta terça-feira (28), durante a reunião plenária do Poder Legislativo, para defender a aprovação dos pedidos – solicita a concessão de votos de aplauso às instituições realizadoras da Ocupação e à curadora Michelle de Assumpção, responsável pela pesquisa que resultou na exposição. A parlamentar também ocupou a tribuna para debater dois requerimentos, de sua autoria, sobre ZEIS.
Durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, realizada nesta terça-feira (28), na Câmara Municipal, o vereador Rinaldo Junior (PSB) respondeu ao discurso proferido pelo vereador Alcides Cardoso (PSDB), que o antecedeu na tribuna na Casa. Ele discutiram sobre uma suposta irregularidade na compra de instrumentos musicais, no valor de R$ 10 milhões de reais, realizada pela gestão passada da Prefeitura do Recife, há dois anos.
O espaço ocupado por uma estação de aluguel de bicicletas na avenida Beiro Rio, no bairro da Madalena, foi tema de debate na Câmara do Recife nesta terça-feira (28). Na ocasião, o vereador Alcides Cardoso (PSDB) subiu à tribuna da Casa para discutir o requerimento nº 2399/2023, de sua autoria, que pede a retirada e realocação da estação localizada em frente à praça Domingos Giovanetti, sob a alegação de que o espaço utilizado por ela deveria ser destinado ao estacionamento de veículos automotivos individuais. A solicitação foi retirada de pauta por Cardoso após apelos dos vereadores Rinaldo Junior (PSB) e Ivan Moraes (PSOL).
A Comissão de Segurança Cidadã da Câmara Municipal do Recife realizou reunião na tarde desta terça-feira (28) para analisar e aprovar dez projetos de lei Ordinária (PLO), além de distribuir mais um para análise e posterior emissão de parecer. A reunião foi conduzida pelo vereador Almir Fernando (PCdoB), que também preside o colegiado, e contou com a presença dos vereadores Zé Neto (Pros) e Doduel Varela (PP).
Celebrado mundialmente em 26 de março, o Dia Mundial de Conscientização sobre a Epilepsia – conhecido como Dia Roxo ou Purple Day – foi marcado na Câmara do Recife com uma audiência pública realizada nesta terça-feira (28). No evento, que ocorreu por iniciativa da vereadora Pretas Juntas (PSOL), parlamentares e membros da sociedade civil discutiram os desafios das pessoas que vivem e convivem com epilepsia. O uso de substâncias medicinais derivadas da maconha foi um dos temas principais do debate.
Com a finalidade de homenagear o bicentenário do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã, o vereador Tadeu Calheiros (Podemos), realizou reunião solene na Câmara Municipal do Recife, na tarde desta terça-feira (28). Trata-se de uma instituição missionária com fins pedagógicos e que tem como principal representante na cidade a Rede Damas Educacional. “Eu tenho orgulho de dizer que sou ex-aluno Damas. É uma grande comunidade, a quem cumprimento. São dois séculos de existência e muitas histórias para contar. São muitas lembranças para comemorarmos. Se fosse escrever um livro com todos os dias, seria de 73 mil folhas. É uma história de educação na fé”, afirmou Tadeu Calheiros.
A aplicação do Plano de Contingência de Calamidades do Recife em relação às chuvas foi o assunto abordado na audiência pública promovida pelo vereador Ivan Moraes (PSOL), na manhã desta quarta-feira (29). O evento ocorreu no plenarinho, com a participação da sociedade civil, moradores, órgãos competentes e diversos vereadores e vereadoras da Câmara do Recife.
Duas datas comemorativas do calendário oficial do Recife foram celebradas nesta quarta-feira (29), em uma reunião solene realizada pela Câmara Municipal. Festejados respectivamente nos dias 20 e 22 de março, o Dia do Contador de Histórias e o Dia do Historiador motivaram homenagens a profissionais dessas duas áreas durante o evento, promovido por iniciativa do vereador Almir Fernando (PCdoB). O vereador Felipe Francismar (PSB) presidiu a solenidade.