Na reunião plenária desta terça-feira (14), realizada pela Câmara Municipal do Recife, o vereador Rinaldo Junior (PSB) repercutiu a viagem que fez ontem, dia 13, a Brasília, quando se reuniu com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho. “Fiz a viagem como representante da classe trabalhadora. Que maravilha, a gente voltou a poder sentar em reuniões com ministros, quatro anos depois de essas relações terem sido interrompidas”, afirmou. Ele disse que teve a oportunidade de falar a respeito dos trabalhadores terceirizados da Secretaria da Saúde de Pernambuco, que “repetidamente ficam sem receber seus salários”.
03
Ao debater o projeto de lei número 133/2018, de sua autoria, o vereador Ivan Moraes (PSOL) disse que a votação da proposta na reunião plenária desta terça-feira (14), era uma forma de se homenagear não somente a líder negra Tereza de Benguela como também a vereadora carioca assassinada há exatos cinco anos, Marielle Franco. “Com o assassinato dela, em 14 de março de 2018, o nosso mandato e outros mandatos legislativos brasileiros resolvemos que o legado de Marielle seria espalhado em todas as instituições do país. Protocolamos diversos projetos de lei, a exemplo deste que está sendo votado hoje, e pelos quais ela defenderia na Câmara do Rio”.
A primeira reunião ordinária da Comissão de Segurança Cidadã, presidida pelo vereador Almir Fernando (PCdoB), foi realizada de forma híbrida na tarde desta terça-feira (14) para distribuição de 15 projetos de lei, que serão analisados e receberão pareceres dos relatores. “Teremos muito trabalho pela frente, mas a princípio, iremos analisar todas essas matérias que chegam hoje às nossas mãos. Na próxima reunião, daqui a 15 dias, apresentaremos os pareceres de vários desses projetos”, disse.
Com a presença da secretária da Mulher do Recife, Glauce Medeiros, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher realizou reunião na tarde desta terça-feira (14) para receber esclarecimentos de projetos de lei que são anunciados pelo Executivo como conquistas importante para a causa feminina no município. Um deles visa a criação do primeiro concurso público para a Secretaria da Mulher do Recife e, o outro, a regulamentação do Fundo Municipal de Política para a Mulher. Ambas as propostas, criadas dentro das comemorações do Dia Internacional da Mulher, estão em fase de conclusão e serão encaminhados em breve pelo prefeito João Campos à Câmara Municipal.
A Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife realizou reunião, na tarde desta terça-feira(14), para distribuição de 71 matérias legislativas, entre projetos de lei e de resolução. Entre eles, estavam dois do Poder Executivo, um que cria o Sistema de Incentivo à Cultura; e o que altera a lei municipal do Passe Livre. Participaram da reunião a vereadora Ana Lúcia (Republicanos), presidente do colegiado; a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) e o vereador Hélio Guabiraba (PSB).
A Comissão de Finanças e Orçamento analisou e aprovou quatro projetos de lei, sendo três de autoria do Poder Executivo (PLE), e um Ordinário (PLO), em reunião realizada na tarde desta terça-feira (14). A reunião foi presidida pelo vereador Samuel Salazar (MDB) e contou com a presença dos vereadores Marco Aurélio Filho (PRTB), Alcides Cardoso (PSDB) .
Um diálogo sobre violência, experiências e aprendizados. Esse foi o mote da reunião pública “Mulheres negras na política”, promovido na Câmara do Recife nesta terça-feira (14), por iniciativa da vereadora Pretas Juntas (PSOL). No debate, mulheres pretas com trajetórias de incidência política e social abordaram suas vivências em alusão à memória da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco, assassinada no 14 de março de 2018.
Na manhã desta quarta-feira (15), a vereadora Liana Cirne (PT) promoveu uma audiência pública com o tema "preparar o Recife para as chuvas". O evento, realizado no plenarinho, contou com a presença de parlamentares, representantes de diversos órgãos da Prefeitura do Recife, sociedade civil e moradores de vários bairros.
Homenagear 40 mulheres que representam a luta feminina nos espaços de poder e em áreas como cultura, comunicação, educação, direitos humanos e meio ambiente. Esse foi o objetivo de uma reunião solene promovida nesta quarta-feira (15), na Câmara Municipal do Recife, por iniciativa da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), em alusão ao Mês da Mulher. O evento foi presidido pela vereadora Pretas Juntas (PSOL).
Em alusão ao Dia do Consumidor, a Diretoria Administrativa e a Divisão de Pessoal da Câmara Municipal do Recife promoveram uma palestra sobre superendividamento e práticas abusivas bancárias, no plenarinho da Casa. O secretário-executivo do Procon Recife, Pablo Bismack, e o assessor jurídico do órgão, Lucas Bandeira de Mello fizeram explanações sobre o tema na manhã desta quinta-feira (16). Vários funcionários da Casa participaram do evento no plenarinho.
A Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara do Recife reuniu-se nesta quinta-feira (16), por videoconferência, e discutiu a importância de visitas in loco para vistorias nas ciclofaixas da cidade, bem como foram distribuídas seis proposições entre os membros do colegiado para análise posterior. Além do presidente, o vereador Paulo Muniz (Solidariedade), o encontro também contou com a participação dos vereadores Víctor André Gomes (União Brasil), e Eduardo Marques (PSB). Esta foi a primeira reunião da nova composição da Comissão para o biênio 2023-2024.
Criado há 20 anos, o Centro de Referência Clarice Lispector (CRCL) teve a sua história celebrada pela Câmara Municipal do Recife nesta quinta-feira (16). No plenário da Casa, uma reunião solene proposta pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos) homenageou 34 mulheres que integram a luta contra a violência doméstica e familiar, que é a missão do equipamento da Prefeitura. A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) presidiu o evento.
Os 132 anos de criação do Sindicato dos Estivadores de Portos do Estado de Pernambuco (SINDESTIVA/PE), considerado o mais antigo da América Latina, foram bastante celebrados no plenário da Câmara Municipal do Recife, numa iniciativa do vereador Osmar Ricardo (PT), na manhã desta sexta-feira (17). Profissionais da categoria e diversos representantes dos movimentos sindicais compareceram à reunião solene presidida pelo vereador Rinaldo Junior (PSB).
Uma organização que atua, por meio da advocacia popular, na defesa do direito à cidade e da liberdade de expressão. Esse é o Centro Popular de Direitos Humanos (CPDH), que teve os seus dez anos de existência celebrados na Câmara Municipal do Recife em uma solenidade promovida nesta sexta-feira (17). O evento, cuja realização partiu de uma iniciativa do vereador Ivan Moraes (PSOL), homenageou 14 entidades ligadas ao Centro. A vereadora Pretas Juntas (PSOL) presidiu a reunião.
O vereador Hélio Guabiraba (PSB) repercutiu, na reunião plenária híbrida da Câmara do Recife desta segunda-feira (20), a realização do evento “Bregalizando na Rua”, que aconteceu no Pátio de Casa Amarela, Zona Norte da cidade, no último fim de semana. Segundo o parlamentar, o evento foi um sucesso com a participação de mais de 30 mil pessoas que acompanharam apresentações de dez artistas.
Autor da lei municipal 18.961/2022, que inclui no calendário oficial do Recife o dia 21 de março como o “Dia Municipal da Síndrome de Down”, o vereador Alcides Cardoso (PSDB) disse que a data é importante para a conscientização a respeito da Síndrome. O discurso foi realizado na tribuna da Câmara do Recife, durante a reunião Ordinária realizada na manhã desta segunda-feira (20), e acompanhado das galerias da Casa por integrantes do grupo Down Mais.
O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (20) para fazer duas reivindicações ligadas à gestão da saúde local. De acordo com o parlamentar, que fez uso da palavra durante a reunião plenária, há carência de médicos otorrinolaringologistas no atendimento da rede pública municipal. Além disso, Calheiros repercutiu a greve de enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem no Recife, frisando a importância de realizar o pagamento do piso salarial desses profissionais.
Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (20), o vereador Victor André Gomes (União Brasil) propôs um voto de pesar ao empresário Geraldo de Araújo, fundador das lojas Geraldo Araújo Tecidos e entusiasta do ramo têxtil. Além disso, o parlamentar também exaltou a homenagem feita pelo vereador Hélio Guabiraba (PSB) ao seu tio no evento “Bregalizando na Rua”, o ex-vereador Vicente André Gomes (PSB), que faleceu em 2020 em decorrência da covid-19.
O requerimento nº 1.974/2023, que solicita à Prefeitura a criação de um serviço de atendimento móvel de urgência para animais, foi o tema de um discurso proferido pela vereadora Andreza Romero (Podemos) nesta segunda-feira (20) na Câmara Municipal. Autora do pedido, a parlamentar subiu à tribuna da Casa durante a reunião plenária para prestar informações sobre os seus objetivos, frente à repercussão na imprensa sobre a possível implementação do “SAMU Animal”.
O Cinema São Luiz foi fechado no mês de junho de 2022 para reformas voltadas para a modernização do sistema de climatização e instalação elétrica. O vereador Ivan Moraes (PSOL) lamentou, na tribuna desta segunda-feira (20), que o espaço cultural esteja fechado há quase um ano e destacou a sua importância para a capital pernambucana. O assunto foi abordado durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife. “Embora não diga respeito especificamente à Prefeitura do Recife, é um tema fundamental para a vivência na nossa cidade", disse o parlamentar.