Ex-presos políticos da ditadura militar de 1964 foram homenageados em reunião solene realizada na tarde desta quarta-feira (3), na Câmara do Recife. O reconhecimento, de iniciativa da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), tem como objetivo valorizar a resistência e a luta das pessoas que se opuseram ao regime militar de 1964, sofrendo prisões, torturas e diversas violações de direitos humanos em nome da liberdade, democracia e justiça social. "É momento de reflexão sobre a importância da preservação da memória histórica para assegurar que violações de direitos humanos não se repitam", disse. A solenidade foi presidida pelo vereador Eriberto Rafael (PSB).
04
Uma em cada 100 crianças, em todo o mundo, é autista. Essa informação, levantada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), por si, justifica a existência do Dia Mundial e do Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo, ambos celebrados em 2 de abril, criados, respectivamente, em 2007 pela ONU e instituído no Brasil pela Lei 13.652/2018. Para homenagear a data, que tem por objetivo difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas diagnosticas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), uma reunião solene foi realizada na noite desta quarta-feira (3), por iniciativa da vereadora Liana Cirne (PT).
No plenário da Câmara Municipal do Recife ecoaram muitos depoimentos permeados de dor, que contaram de um passado ainda recente no Brasil – apenas 60 anos nos separam daquele 31 de março de 1964, quando um golpe civil-militar deu início a uma ditadura que durou 21 anos. A reunião solene na Casa de José Mariano, proposta pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), na tarde desta quarta-feira (3), reuniu familiares de mortos e desaparecidos políticos, pessoas que resistiram ao regime de opressão e alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Aníbal Fernandes. A solenidade foi presidida pelo vereador Eriberto Rafael (PSB).
Às vésperas da passagem do Dia Mundial de Combate ao Câncer, que é comemorado em 8 de abril, a Câmara Municipal do Recife realizou uma reunião solene, na tarde desta quinta-feira (4), para homenagear a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Pernambuco, que atua no Hospital de Câncer (HCP). A iniciativa foi do vereador Tadeu Calheiros (MDB), que destacou o caráter voluntário desse grupo formado na grande maioria por mulheres para oferecer, de forma humanizada, doações diárias de medicamentos, alimentos, artigos de higiene pessoal, exames, próteses, perucas, além de promover assistência espiritual e eventos com o objetivo de proporcionar alegria aos pacientes e acompanhantes.
A Comissão de Saúde da Câmara Municipal do Recife concedeu parecer pela aprovação para 21 proposições analisadas na tarde desta quinta-feira (4). Dentre estas, o projeto de lei que institui o Selo Empresa Amiga da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Município. A reunião foi realizada por videoconferência e contou com a presidente do colegiado, vereadora Natália de Menudo (PSB), e com o vereador Paulo Muniz (SD).
O vereador Victor André Gomes (PV) anunciou, na tribuna da Casa de José Mariano, durante reunião plenária realizada nesta segunda-feira (8), a sua filiação ao Partido Verde (PV). “É com grande satisfação e comprometimento que compartilhamos com todos vocês um importante passo na minha trajetória política: a filiação ao Partido Verde”.
O vereador Paulo Muniz (PL) discutiu o requerimento nº 2709/2024, de sua autoria, solicitando que seja criado um Centro de Referência para o Atendimento da Pessoa Autista na cidade do Recife. “Quando a gente anda em todas as comunidades, encontramos mães e pais desesperados porque não têm como ajudar seus filhos”. O assunto foi tema de pronunciamento realizado na reunião plenária desta segunda-feira (8), na Câmara Municipal do Recife. A matéria foi aprovada.
Durante a reunião plenária desta segunda-feira (8), O vice-líder do Governo na Câmara Municipal do Recife, Rinaldo Junior (PSB) tomou posse como vereador em lugar de Wilton Brito (PSB), que se licenciou para realizar tratamento de saúde. Até a semana passada Rinaldo Junior ocupava a vaga do vereador licenciado Carlos Muniz (PSB), que estava à frente da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento da Prefeitura do Recife. Com a volta de Carlos Muniz à Câmara do Recife, Rinaldo Junior se afastou. Mas, em seguida, tomou posse ocupando a vaga de Wilton Brito.
Durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (8), o vereador Samuel Salazar (MDB) exaltou a decisão do seu partido, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que decidiu apoiar a reeleição do prefeito João Campos na campanha eleitoral deste ano. A definição foi divulgada pela sigla no dia 27 de março. “Foi uma decisão extremamente acertada do MDB em continuar a caminhada junto ao prefeito João Campos”, disse.
O vereador Davi Muniz (PSD) anunciou a sua filiação ao Partido Social Democrático (PSD), durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (8). “Agradeço a todas as pessoas que estiveram comigo, nos últimos 30 dias, conversando, pensando, num trabalho importante, sem dúvidas. E a partir desses entendimentos, tivemos a melhor decisão de ir para o PSD”, disse.
A vereadora Ana Lúcia discutiu, durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (8), o requerimento de número 2.709/2024, de autoria do vereador Paulo Muniz (PL), que pede a criação de um centro de referência para o atendimento da pessoa autista. Segundo a parlamentar, o atendimento multidisciplinar e as terapias para pessoas autistas são importantes para que elas tenham um melhor desenvolvimento e maior independência.
O vereador Alcides Cardoso (PL) anunciou que o Tribunal de Contas do Estado (TCE), determinou que o poder público tome as providências necessárias para realizar a demolição do Edifício 13 de Maio, localizado na região central do Recife, que estaria ameaçado de desabamento. “A semana começa com uma notícia importante para quem mora, trabalha e transita pela Rua da União, no bairro da Boa Vista. Após nossa denúncia ao TCE sobre o risco alto de desabamento do prédio, o prefeito João Campos recebeu um alerta da Corte de Contas para realizar a demolição com urgência, a fim de evitar uma tragédia que já está sendo anunciada há anos”, afirmou, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (8).
Em seu primeiro discurso como membro do Partido Socialista Brasileiro (PSB), o vereador Zé Neto manifestou o sentimento de “orgulho” e “honra” por estar fazendo parte do partido cuja principal liderança em Pernambuco é o prefeito João Campos. “Recebi o convite irrecusável do prefeito e foi uma honra atender ao seu chamado. Quero compartilhar a notícia de que na última sexta-feira assinei a minha filiação ao PSB. Estou feliz em estreitar laços com esse político comprometido com o Recife e com o povo recifense”, anunciou, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (8).
Durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (8), o vereador Ronaldo Lopes (PP) pediu a renúncia do presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho. O parlamentar reclamou de polêmicas e cobrou ações contra a violência dentro e fora e dos estádios. Num gesto simbólico ele estendeu camisas dos três principais times do Estado – Sport, Náutico e Santa Cruz.
O Concurso Comida di Buteco, celebrado no mês de abril no Calendário Oficial do Município, foi tema do pronunciamento do vereador Almir Fernando (PSB) em reunião plenária da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (8). O evento será realizado em três cidades pernambucanas de 5 a 28 de abril.
Por iniciativa da vereadora Liana Cirne (PT), a Câmara do Recife promoveu uma reunião pública na tarde desta segunda-feira (8), no plenarinho da Casa, para discutir o Sistema Nacional de Cultura (SNC), uma lei federal que foi sancionada pelo presidente Lula durante passagem no Recife, na semana passada. A legislação é uma política de estado que visa promover políticas públicas de cultura nos municípios. Segundo a parlamentar, o objetivo da reunião foi explanar o SNC na tentativa de compreender o seu funcionamento para que seja aplicado na cidade.
Na manhã desta terça-feira (9), na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) debateu o requerimento de sua autoria, de número 2898/2024 que faz uma indicação ao prefeito do Recife, João Campos, para que sejam criadas ou alteradas linhas de transporte complementar com objetivo de atender a demanda por transporte público dos moradores do bairro Ipsep, em especial nas áreas da Vila Mauricéia, Vila dos Bancários, Vila da Sudene, Rua Blumenau e Praça Maria Lúcia.
Um conjunto de 56 requerimentos, todos eles de sua autoria, foram discutidos em bloco pela vereadora Liana Cirne (PT), concedendo voto de aplausos e congratulações a diversas pessoas, em homenagem ao Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, celebrado em 2 de abril. As proposições foram aprovadas na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (9). “Na semana passada, realizei uma reunião solene para homenagear várias pessoas. Fiz o mesmo em anos anteriores. Essas homenagens têm um valor emocionalmente importante para elas”, disse a parlamentar. Em outro momento da reunião Ordinária, Liana Cirne voltou à tribuna para falar sobre temas ligados à rede municipal de ensino.
O vice-líder do governo na Câmara Municipal, vereador Rinaldo Junior (PSB), rebateu críticas que foram feitas à gestão do prefeito João Campos à frente da Prefeitura do Recife, durante a reunião Ordinária desta terça-feira (9). A defesa teve como objetivo contestar as acusações do vereador Felipe Alecrim (Novo), para quem a gestão municipal sobrevive graças ao marketing. “Eu fico abismado quando um parlamentar sobe à esta tribuna e repete que qualquer um viraria show de popularidade com o plano de marketing que a Prefeitura tem. O marketing é feito em cima de obras que existem, que o povo toca, que o povo usa”, contra-argumentou Rinaldo Junior.
O vereador Davi Muniz (PSD) usou a tribuna da Câmara Municipal do Recife, durante a reunião plenária desta terça-feira (9), para criticar a gestão municipal e cobrar do Executivo ações e obras em comunidades do bairro da Várzea, Zona Oeste da cidade. “O povo ainda vive com lama e esgoto na porta de casa”, pontuou.