No último dia 23 de fevereiro, a Prefeitura do Recife apresentou à Câmara Municipal o relatório da avaliação do cumprimento das metas fiscais relativas ao 3º quadrimestre de 2021. Aprovado em audiência pública promovida pela Comissão de Finanças e Orçamento da Casa, o relatório foi tema de um discurso proferido pela vereadora Dani Portela (PSOL) nesta segunda-feira (7). Na tribuna do plenário do Poder Legislativo, a parlamentar ressaltou que o cenário de corte de despesas demonstrado pelo Executivo indicaria más escolhas da gestão, como a redução nos gastos em áreas como segurança pública e previdência.
03
O vereador Júnior Tércio (Podemos) dirigiu-se à tribuna durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (7), para repercutir e repudiar a fala do deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP). Conhecido como Mamãe Falei, o deputado viajou à Ucrânia na última segunda-feira (28) sob a justificativa de acompanhar o conflito e ajudar o povo ucraniano após a invasão da Rússia. Em uma série de áudios enviados a amigos, o deputado afirma que as mulheres da Ucrânia "são fáceis, porque são pobres".
A Prefeitura do Recife apresentou à Câmara, na última quarta-feira (2), o projeto de lei do Auxílio Municipal Emergencial (AME) Recife Carnaval 2022, destinado aos comerciantes informais e catadores de materiais recicláveis. Durante a reunião plenária do Poder Legislativo desta segunda-feira (7), o vereador líder do governo, Samuel Salazar (MDB), subiu à tribuna da Casa para solicitar aos líderes de partidos a dispensa de prazo para emendas. A medida deve agilizar o trâmite da proposta para garantir o pagamento do benefício o mais brevemente possível.
A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) elaborou dez votos de aplauso destinados a instituições que trabalham em defesa dos direitos das mulheres. A parlamentar fez questão de nomear uma a uma detalhando suas ações e parabenizou a atuação de todas, na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (7).
A retomada do pagamento da meia passagem, aos domingos, nos ônibus coletivos que circulam no Recife, foi defendida pelo vereador Rinaldo Junior (PSB) na reunião plenária híbrida, realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (7). “Se o Governo do Estado e o Consórcio Grande Recife atenderem a esse pedido, será mais um acerto dentro desse contexto da pandemia. Por isso, peço a todos os parlamentares que se juntem a nós nesse pleito”, afirmou.
O vereador Alcides Cardoso (DEM) informou que, diante do aumento do envio de notificações de multas no trânsito, para os motoristas do Recife, deu entrada num pedido de informações junto à Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos (CTTU). “Essas notificações triplicaram nos primeiros 45 dias deste ano e por isso quero saber como a CTTU se adaptou à resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que orienta para a liberação do represamento das multas cometidas durante a pandemia”, disse, na reunião plenária híbrida, realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (7).
Casa da Mulher do Nordeste, União Brasileira de Mulheres, Grupo Mulher Maravilha, SOS Corpo, Mana a Mana, Centro de Referência Clarice Lispector, Grupo Curumim, Fórum de Mulheres de Pernambuco, Rede de Mulheres Negras de Pernambuco, Mulheres do Brasil. Esses são os nomes das dez entidades ligadas aos direitos das mulheres homenageadas nesta segunda-feira (7) na Câmara do Recife, por meio de votos de aplauso formulados pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB). Na reunião plenária que aprovou as propostas – e em meio a um debate entre parlamentares de diferentes alas a respeito do tema – a vereadora Liana Cirne (PT) foi uma das defensoras das homenagens na tribuna.
A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) destacou o voto de repúdio, de sua autoria, em relação "às declarações ofensivas e desrespeitosas feitas pelo deputado Arthur do Val (Podemos/SP), às mulheres ucranianas". O assunto foi tema do pronunciamento da parlamentar, na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (7).
O vereador Renato Antunes (PSC) cobrou, nesta segunda-feira (7), na reunião Ordinária da Câmara do Recife, que a Prefeitura conceda o aumento de 33,23%, anunciado pelo Governo Federal, aos professores da rede municipal. Na ocasião, o parlamentar também repudiou a atitude do deputado estadual de São Paulo, Arthur do Val, pelo conteúdo de áudios vazados na última semana.
Na reunião Ordinária desta segunda-feira (7), da Câmara Municipal do Recife, o vereador Júnior Tércio (Podemos) criticou votos de aplausos que a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) concedeu, a grupos e organizações feministas. A vereadora apresentou dez requerimentos a instituições como Casa da Mulher do Nordeste, União Brasileira de Mulheres, Grupo Mulher Maravilha, SOS Corpo, Mana a Mana, Centro de Referência Clarice Lispector, Grupo Curumim, Fórum de Mulheres de Pernambuco, Rede de Mulheres Negras de Pernambuco, Mulheres do Brasil.
O SESC- Serviço Social do Comércio trabalha para ampliar e qualificar o acesso à educação, saúde, cultura, lazer e assistência do trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo e seus familiares, bem como da população em geral. Em Pernambuco, o órgão iniciou sua função social em 5 de março de 1947 na Rua Nova, coração do Recife, e completa 75 anos em 2022. Em comemoração, a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) promoveu uma reunião solene na Câmara, nesta segunda-feira (7). O primeiro-secretário, vereador Eriberto Rafael (PP), presidiu o evento.
Na tarde desta segunda-feira (7), três Comissões permanentes da Câmara Municipal do Recife promoveram reuniões para analisar e dar o parecer pela aprovação ao projeto de lei do Executivo número 06/2022. Trata-se do AME Carnaval do Recife 2022, que concede benefício financeiro aos comerciantes informais e catadores de reciclável que atuam no Carnaval da cidade e preencham os demais requisitos previstos na lei, diante da impossibilidade de realização de eventos carnavalescos nesse ano. A proposição segue agora para votação em plenário.
Na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (8), as vereadoras compuseram a Mesa dos trabalhos em alusão ao 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. A vereadora Dani Portela (PSOL), em seu discurso, salientou estar muito feliz “por uma Mesa composta por mulheres" e defendeu a luta "por mais mulheres em vários espaços, no Executivo, Legislativo, Judiciário, cargos de chefia, seja onde elas estiverem”.
Sete requerimentos de votos de aplauso, todos direcionados em referência ao 8 de março, foram elaborados pela vereadora Dani Portela (PSOL) e a parlamentar fez questão de discuti-los na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (8). As instituições homenageadas foram: Fórum de Mulheres de Pernambuco; Grupo Asa Branca de Criminologia; Coletivo Liberta Elas; Marcha Mundial das Mulheres; Centro das Mulheres do Cabo; Articulação de Mulheres Negras Brasileiras e Setorial de Mulheres do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).
“Estamos cansadas de sermos guerreiras. Queremos simplesmente viver sem o ônus de precisar defender, a toda hora, a necessidade de sermos respeitadas”. Com essas palavras, a vereadora Liana Cirne (PT) expressou na tribuna da Câmara do Recife as suas impressões sobre o Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta terça-feira (8). O discurso, proferido durante a reunião plenária do Poder Legislativo, tratou do tema da persistência das desigualdades de gênero.
O projeto de lei nº 291/2021, de autoria do vereador Rinaldo Junior (PSB), foi aprovado em segunda votação no plenário da Câmara Municipal do Recife. A proposta pretende tornar obrigatório o uso de símbolo identificador da pessoa idosa, livre de conteúdo depreciativo e pejorativo, em todos os locais e serviços que priorizam o atendimento do idoso no Recife. O autor da proposição ressaltou, durante a reunião Ordinária desta terça-feira (8), que a matéria foi fruto de uma escuta realizada com o Conselho do Idoso do Recife. O projeto segue para sanção do prefeito João Campos.
A Câmara do Recife aprovou nesta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher, um requerimento de voto de repúdio formulado pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) contra o deputado estadual de São Paulo Arthur do Val (Podemos). O pedido ocorre após o vazamento de áudios em que o parlamentar paulista, que viajou à região do conflito entre Rússia e Ucrânia, diz que mulheres ucranianas "são fáceis porque são pobres".
Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, nesta terça-feira (8) toda a Mesa Diretora dos trabalhos da Câmara Municipal do Recife, para conduzir a reunião plenária, foi formada por mulheres. O presidente da Casa, Romerinho Jatobá (PSB), pelo segundo ano consecutivo, passou a condução das atividades para a 2ª vice-presidente, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos), sendo secretariada por Natália de Menudo (PSB). Logo após a leitura da ata, Romerinho convidou também as parlamentares Liana Cirne (PT), Cida Pedrosa (PCdoB) e Dani Portela (PSOL), para que toda a Mesa fosse formada exclusivamente por mulheres.
O vereador Hélio Guabiraba (PSB) afirmou que se sentia orgulhoso de fazer parte da Câmara Municipal do Recife que conta com uma bancada feminina composta por sete vereadoras, a maior da história do Legislativo Municipal. “É importante que esta Casa conte com esse número de mulheres, mas quero reafirmar que estamos firmes na luta para que homens e mulheres tenham direitos iguais garantidos em vários setores da sociedade”, disse, na reunião plenária híbrida, realizada na manhã desta terça-feira, Dia Internacional da Mulher (8).
Na passagem do Dia Internacional da Mulher, a vereadora Liana Cirne (PT) debateu e aprovou 78 requerimentos de sua autoria concedendo voto de aplausos a diversas mulheres, além de outros dois que pedem a transcrição nos anais da Casa a artigos que falam das questões femininas no Brasil e América Latina. “Esses votos de aplauso podem parecer muitos, mas eu peço aos colegas a compreensão, pois eles terminam sendo poucos tal é a importância que as mulheres têm. Ao longo de toda a história, pouquíssimos foram os votos de aplausos concedidos, por exemplo, a mulheres e sobretudo a mulheres negras”, ressaltou.