“Feche os olhos e imagine uma cidade sem garis. É impossível”. Com frases como estas o vereador Rinaldo Junior (PSB) destacou a importância do trabalho de homens e mulheres que atuam na limpeza urbana do Recife. Ele foi o autor da proposição que promoveu, na Câmara Municipal, uma reunião solene para homenagear a categoria pela passagem do Dia do Gari, celebrado nesta segunda-feira (16). O plenário ficou repleto de profissionais e 17 receberam certificados.
05
O vereador Felipe Alecrim (PSC) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (17), durante a reunião plenária, e teceu críticas às políticas públicas implementadas pela gestão municipal para a população em situação de rua. De acordo com o parlamentar, no ano de 2019, cerca de 1600 pessoas viviam em situação de rua na capital pernambucana. Ele disse considerar que este é um dos mais sérios problemas da cidade.
"Até quando vamos tratar o espectro autista como se fosse uma doença?", questionou a vereadora Ana Lúcia (Republicanos), na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (17), ao repudiar o pedido de uma escola particular, de classe média alta da cidade, para transferir um aluno adolescente com autismo. Ela se dirigiu sobretudo a professores, educadores, donos de escolas e pessoas que trabalham com educação, destacando que o papel de cada um é vencer o desafio da inclusão dos alunos. A parlamentar disse que trazia a denúncia à tribuna da Casa por ter sido procurada por "uma família que está desesperada".
Estabelecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura (Unesco), o Dia Internacional da Reciclagem é comemorado nesta terça-feira (17). A data foi tema de um discurso proferido pelo vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) durante a reunião plenária desta manhã, na tribuna da Câmara do Recife. Na ocasião, o parlamentar salientou a necessidade de incorporar o processo no cotidiano.
O vereador Renato Antunes (PL) subiu à tribuna da Câmara Municipal do Recife nesta terça-feira (17) para tecer duas críticas ao Governo do Estado e ao governador Paulo Câmara (PSB). Durante a reunião plenária, ele repercutiu dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na semana passada e que revelam que Pernambuco ocupa a segunda pior posição no ranking do desemprego no País. No mesmo discurso, o parlamentar fez questionamentos sobre a legalidade de notícias publicadas no Diário Oficial de Pernambuco que promoveriam o nome do governador.
A situação dos mercados públicos do Recife é “de calamidade”. O diagnóstico foi apresentado pelo vereador Osmar Ricardo (PT), membro da Comissão Especial para Acompanhamento da Situação dos Mercados Públicos do Recife, durante a reunião plenária híbrida da Câmara Municipal, realizada na manhã desta terça-feira (17). “Não quero culpar somente a gestão do prefeito João Campos pelo estado em que eles se encontram. Mas, vamos cobrar dele a resolução dos problemas, pois Geraldo Julio, que o antecedeu, foi relapso e deixou os mercados em total abandono”, afirmou.
O Recife é uma cidade que vem oferecendo oportunidades de trabalho e geração de renda, dentro do atual momento de crise. Esse foi o tema do discurso do vereador Rinaldo Junior (PSB), na reunião plenária híbrida, da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta terça-feira (17). “Eu acompanhei a fala do líder da Oposição, aqui na tribuna, há poucos instantes. E ele afirmou que há um programa de geração de empregos por parte do Governo federal, mas falou baseado em matérias de jornais. Só que nesse momento, milhares de pessoas, pais e mães, estão morrendo de fome, por falta de oportunidade de trabalho”, afirmou.
Ao debater o projeto de lei Ordinária (PLO) número 381/2021, de autoria da vereadora Dani Portela (PSOL), o vereador Renato Antunes (PL) pediu para que o texto fosse retirado da Ordem do Dia e voltasse às comissões. “Precisamos discuti-lo melhor e aperfeiçoá-lo”, argumentou. A proposta dispõe sobre a proibição de homenagens a violadores de direitos humanos no município do Recife e os nomes deles não poderiam batizar logradouros, prédios, monumentos, bustos, estátuas e tótens públicos. No final do debate, a votação do projeto de lei foi adiada.
Com 21 anos de história, o Grupo de Teatro João Teimoso foi homenageado na reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (17). Na ocasião, o Poder Legislativo aprovou um requerimento de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) para conceder um voto de aplauso à companhia. Durante a discussão da matéria, a parlamentar subiu à tribuna para ressaltar a importância cultural e política do grupo.
A Câmara do Recife discutiu nesta terça-feira (17) dois requerimentos de autoria da vereadora Liana Cirne (PT) que tratam da priorização da população LGBTQIA+ em dois programas da Prefeitura. Na ocasião, a vereadora Michele Collins (PP) subiu à tribuna para se posicionar contrariamente a ambas as propostas. Os requerimentos tiveram a sua votação prejudicada pela falta de quórum.
O vereador Doduel Varela (PP) subiu à tribuna da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (17), para agradecer as obras que estão sendo realizadas pela Prefeitura nos bairros do Bongi, Mustardinha e San Martin. “Em uma reunião no mês de março com a secretária de Infraestrutura, Marília Dantas, conversamos sobre as necessidades dos serviços nas três localidades e tudo está sendo encaminhado”.
Durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (17), o vereador Eriberto Rafael (PP) destacou ações da Prefeitura que têm como objetivo facilitar os negócios para pequenos empresários. “Consequentemente, haverá mais emprego e renda na cidade. O prefeito João Campos anunciou soluções que valem ser discutidas e divulgadas”, ressaltou o parlamentar.
O projeto de lei nº 381/2021, de autoria da vereadora Dani Portela (PSOL), que dispõe sobre a proibição de homenagens a violadores de direitos humanos no Recife foi discutido na Casa pela autora da proposição. A parlamentar entendeu as considerações acerca da matéria que foi adiada por falta de quórum, e enalteceu o valor do debate na Casa. O assunto foi abordado na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (17).
Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (17), o vereador Alcides Cardoso (PSDB) criticou os gastos com viagens e cobrou mais transparência com as informações acerca dessas questões. Ele ressaltou ter apresentado à Casa de José Mariano o projeto de lei de número 117/2022, que institui a obrigatoriedade de os Poderes Executivo e Legislativo municipal divulgarem informações detalhadas a respeito dos deslocamentos aéreos realizados sob suas responsabilidades.
O vereador Zé Neto (PROS) fez questão de registrar, durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (17), a importância do empreendimento imobiliário de moradia compartilhada no Bairro do Recife. “O lançamento foi na última terça-feira e o conceito inovador dialoga com o Bairro do Recife, sendo capaz inclusive de dinamizar mais a vida noturna da área e ainda oportunizar o surgimento de novos negócios. Ao todo, serão 225 apartamentos exclusivos para locação, por diária e temporadas, sejam curtas ou longas”, afirmou.
Uma melhoria realizada pela Prefeitura do Recife no bairro do Sítio dos Pintos, Zona Norte da capital, rendeu elogios por parte do vereador Dilson Batista (Avante) nesta terça-feira (17). Na tribuna da Câmara Municipal, o parlamentar agradeceu o Executivo pelo serviço de asfaltamento que beneficiou a comunidade Sítio São Braz. “Quero fazer um elogio e parabenizar o nosso prefeito João Campos (PSB) por realizar o sonho de moradores da comunidade”.
Em destaque ao Dia Internacional Contra a Homofobia, a vereadora Liana Cirne (PT) salientou dois requerimentos de sua autoria que tratam de empregabilidade para pessoas LGBTQIA+, transexuais e travestis. Na reunião Ordinária desta terça-feira (17), da Câmara do Recife, a parlamentar falou sobre a simbologia da aprovação dos pedidos na data de hoje.
O presidente da Câmara Municipal do Recife, Romerinho Jatobá (PSB), representou o parlamento da capital pernambucana durante a cerimônia de inauguração da fábrica de porcelanas Tramontina Delta, realizada na manhã desta terça-feira (17). A planta está construída em um terreno com 66,2 hectares, localizada no município de Moreno, na Região Metropolitana do Recife (RMR) e irá fabricar utensílios de mesa, como xícaras, travessas e pratos, atendendo aos mercados nacional e internacional.
A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara do Recife reuniu-se nesta quarta-feira (18), e aprovou, com três emendas modificativas e duas aditivas, o projeto de lei do Executivo 12/2022, que institui o Conselho Municipal de Políticas Públicas para a População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersex (LGBTI+) e dá outras providências. Estiveram presentes o presidente do grupo, vereador Samuel Salazar (MDB), e os vereadores Marco Aurélio Filho (PRTB) e Aderaldo Pinto (PSB).
A implantação do Núcleo de Apoio ao Terceiro Setor no Recife, proposto pelo projeto de lei Ordinária número 348/2021, de autoria da vereadora Michele Collins (PP), foi aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara do Recife, durante reunião, nesta quarta-feira (18). Além do presidente do colegiado, vereador Luiz Eustáquio (PSB), esteve presente o vereador Zé Neto (PROS).