Com o objetivo de discutir a situação dos moradores de Jardim Monte Verde, comunidade da zona sul que enfrenta as consequências trágicas por causa das chuvas de maio, a vereadora Michele Collins realizou reunião pública na manhã desta quinta-feira (8) no plenarinho da Câmara Municipal. Localizada entre Recife e Jaboatão dos Guararapes, foi lá onde mais se registram óbitos em decorrência do temporal que caiu na Região Metropolitana do Recife. “Estamos aqui para tratar desse assunto tão importante. Sabemos que 133 pessoas morreram em todo o Estado e muitos dos que estão aqui presentes perderam seus familiares e suas casas. Todos estão sem resposta do poder público”, disse a parlamentar.
09
A categoria dos profissionais de educação física foi celebrada no plenário da Câmara Municipal nesta quinta-feira (8). Na ocasião, 68 integrantes da área receberam diplomas de homenagem do vereador Rinaldo Junior (PSB), autor da proposta da solenidade. O evento, que foi presidido pelo vereador Felipe Alecrim (PSC), marca a Semana Municipal do Profissional de Educação Física, que ocorre desde o dia 1º de setembro.
Presidida pelo vereador Zé Neto (PROS), a Comissão de Planejamento Urbano e Obras da Câmara do Recife discutiu nesta quinta-feira (9) os relatórios concedidos a três propostas de lei apresentadas pelo Poder Executivo municipal, votando favoravelmente a todas elas. Na pauta, estava o projeto de lei do Executivo nº 35/2022, que cria o Gabinete de Gerenciamento do Programa de Requalificação e Resiliência Urbana em Áreas de Vulnerabilidade Socioambiental (ProMorar Recife). Também foi analisado o projeto de lei do Executivo nº 34/2022, que autoriza a Prefeitura a contratar empréstimo de até U$ 260 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para financiar o Programa.
As comissões de Planejamento Urbano e Obras, Legislação e Justiça e Finanças e Orçamento, da Câmara Municipal do Recife, analisaram e aprovaram os pareceres concedidos a três projetos de lei do Executivo (PLE) que estão tramitando na Casa em regime de urgência. Na pauta, o PLE nº 35/2022, que cria o Gabinete de Gerenciamento do Programa de Requalificação e Resiliência Urbana em Áreas de Vulnerabilidade Socioambiental (ProMorar Recife) e o PLE nº 34/2022, que autoriza a Prefeitura a contratar empréstimo de até U$ 260 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para financiar o Programa. As proposições devem ser votadas no plenário durante a reunião Ordinária da próxima segunda-feira (12).
Comemorado nesta sexta-feira (9), o Dia Municipal do Médico Veterinário foi marcado na Câmara do Recife por uma reunião solene que homenageou 15 profissionais da categoria. A celebração no plenário do Poder Legislativo, proposta pelo vereador Almir Fernando (PCdoB), serviu para enaltecer o papel da veterinária para a saúde única e para a economia nacional. O evento foi presidido pelo vereador Tadeu Calheiros (Podemos).
Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (12), o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) anunciou que a Prefeitura irá construir uma creche no Alto José do Pinho, Zona Norte da cidade. Além disso, ele também defendeu o Movimento Brega e ressaltou projeto de lei de sua autoria que pretende criar uma agenda cultural específica para esse gênero musical na capital pernambucana.
O vereador Fabiano Ferraz (Avante) ocupou a tribuna da Câmara do Recife durante a reunião plenária desta segunda-feira (12) para lamentar o falecimento do juiz Heriberto Carvalho Galvão, na última quarta-feira (7). Em seu discurso, o parlamentar lembrou que a Casa havia aprovado em 2021 o projeto de decreto legislativo nº 11/2021, de sua autoria, para homenagear Galvão com o Título de Cidadão do Recife. A honraria, no entanto, não chegou a ser concedida devido ao agravamento do estado de saúde do magistrado.
Na manhã desta segunda-feira (2), na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, o vereador Tadeu Calheiros (Podemos) discutiu o projeto de lei número 42/2022, de sua autoria, que institui no Calendário Oficial de Eventos do Recife a “Semana Municipal de Prevenção ao Câncer Infantil”. A proposição foi aprovada em duas votações e segue para sanção do Executivo. Na ocasião, o parlamentar também destacou seu requerimento com voto de repúdio às declarações do médico e prefeito de Catalão (Goiás), Adib Elias Júnior, sobre a classe médica.
O vereador Rinaldo Junior (PSB) evidenciou, na reunião Ordinária desta segunda-feira (12), da Câmara do Recife, o projeto de lei do Executivo 34/2022, aprovado por unanimidade no plenário, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito externo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). De acordo com o parlamentar, a contratação da operação de crédito é no âmbito do Programa de Requalificação e Resiliência Urbana e Áreas de Vulnerabilidade Socioambiental (ProMorar Recife), "para que não aconteça nunca mais o que a gente viu no último dia 28 de maio dentro da nossa cidade [desmoronamentos por conta das fortes chuvas]".
O vereador Dilson Batista (Avante) fez questão de discutir o projeto de lei do Executivo nº 34/2022, nesta segunda-feira (12), durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife. A proposição autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito externo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A iniciativa prevê o aporte de US$ 260 milhões. O projeto foi aprovado em duas votações na Casa de José Mariano.
Dois temas foram debatidos pelo vereador Tadeu Calheiros (Podemos), na reunião plenária híbrida, da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta segunda-feira (12): o primeiro foi o impasse criado em torno do piso nacional da enfermagem e, o segundo, a contratação de servidores da saúde da rede municipal, por seleção simplificada, para atender prioritariamente às pessoas que têm a síndrome do espectro do autismo.
A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (12), em primeira e segunda discussões, o projeto de lei do Executivo nº 34/2022, que autoriza a Prefeitura a contratar uma operação de crédito de até U$ 260 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Durante a discussão, o vereador Renato Antunes (PL) declarou voto favorável ao empréstimo, que visa a financiar o Programa de Requalificação e Resiliência em Áreas de Vulnerabilidade Socioambiental (ProMorar Recife). No entanto, de acordo com o parlamentar, a matéria possui problemas de transparência de informações.
O vereador Osmar Ricardo (PT) falou da importância do reconhecimento profissional dos Agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE), a partir do projeto de lei Ordinária nº 260/2022, de sua autoria, que institui no Calendário Oficial de Eventos do Recife, o Dia do Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE), em 21 de julho. Na reunião Ordinária da Câmara Municipal, desta segunda-feira (12), o parlamentar também abordou a necessidade da abertura de concurso público para a categoria.
A Câmara Municipal aprovou nesta segunda-feira, em primeira e segunda discussões, o projeto de lei do Executivo nº 34/2022, que autoriza a Prefeitura do Recife a contratar uma operação de crédito de até U$ 260 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). No debate, alguns parlamentares levantaram pontos de crítica sobre a proposta, que vai aportar recursos no Programa de Requalificação e Resiliência em Áreas de Vulnerabilidade Socioambiental (ProMorar Recife). Mesmo votando a favor do projeto, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) afirmou que ele não traz as informações necessárias sobre como os recursos serão destinados.
Ao debater o projeto de lei do Executivo número 34/2022, que autoriza a contratação de recursos para execução do Programa de Requalificação e Resiliência Urbana em Áreas de Vulnerabilidade Socioambiental (ProMorar Recife), o vice-líder do governo na Câmara Municipal, vereador Rinaldo Junior (PSB), disse que a Prefeitura do Recife está pedindo o empréstimo financeiro, porque além da necessidade dos recursos “tem gestão e capacidade de pagamento”. Ele informou que o prefeito João Campos, antes de propor a operação de crédito que vai endividar as finanças públicas por cerca de 20 anos, esteve em Brasília para conversar com o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, visando destravar recursos que já estariam pactuados para as obras. Mas, nada teria sido feito pelo Governo Federal.
Foram aprovados na manhã desta segunda-feira (12), em duas votações, no plenário da Câmara Municipal, dois projetos de lei enviados pelo prefeito João Campos que devem promover um ciclo de investimentos em infraestrutura da cidade, criando o ProMorar Recife. “As vereadoras e os vereadores compreenderam a necessidade das medidas para benefício do povo recifense e fizeram um esforço concentrado para dar celeridade na tramitação”, ressaltou o presidente da Câmara, vereador Romerinho Jatobá (PSB).
O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) promoveu uma audiência pública para discutir a Implementação do Piso Salarial Nacional de Profissionais de Enfermagem, na tarde desta segunda-feira (12), no plenarinho da Câmara Municipal do Recife. Representantes do poder público, entidades profissionais e o vereador Ivan Moraes (PSOL) compuseram a mesa de debates.
Durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (12), o vereador Luiz Eustáquio (PSB) ressaltou dois assuntos: a questão salarial dos agentes comunitários de saúde (ACS) e de controle de endemias (ACE) e o passeio ciclístico “Pedalando Contra as Drogas”, que ocorreu neste domingo (11).
Atleta e dirigente, colecionador de prêmios no futebol. Referência nacional na engenharia civil. Um homem apaixonado pela família. Estes atributos definem o mais novo cidadão do Recife: José Alexandre Guimarães Mirinda Moreira. Na noite desta segunda-feira (12), ele recebeu o Título de Cidadão do Recife das mãos do vereador Romerinho Jatobá (PSB), autor da iniciativa aprovada por unanimidade na Casa de José Mariano. A solenidade, presidida pelo vereador Zé Neto (PROS), contou com familiares e amigos do mundo dos esportes e do setor imobiliário.
Numa cerimônia marcada pela musicalidade do Quinteto Violado e do cantor Alcymar Monteiro, a Câmara Municipal do Recife prestou homenagem aos 16 anos do Blog do Magno, capitaneado pelo jornalista Magno Martins. O autor da iniciativa, vereador Almir Fernando (PCdoB), ressaltou que “o Blog é uma referência nacional no segmento político e possui uma das maiores visibilidades na Região, tendo alcançado em 2020 a marca de 15 milhões de acessos”. A homenagem foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Romerinho Jatobá (PSB), e contou com a presença de familiares, amigos e admiradores da página.