Criada em 20 de fevereiro de 1973, a Autarquia de Urbanização do Recife (URB) chega aos 50 anos com uma história de contribuições para a capital, por meio de serviços de engenharia e obras estruturais. Para comemorar a data, a Câmara do Recife realizou uma solenidade nesta quinta-feira (23) no plenário da Casa de José Mariano. O evento, promovido por iniciativa da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), foi conduzido pelo presidente do Poder Legislativo municipal, o vereador Romerinho Jatobá (PSB).
03
Em reunião solene realizada na noite desta quinta-feira (23), o vereador Samuel Salazar (MDB) entregou o Título de Cidadão do Recife ao empresário Josberto Raimundo da Silva, que é natural do município de Frei Miguelino-PE, nacionalmente conhecida como a “Cidade dos Garçons”. O empresário recebeu a comenda porque “desempenha um esmerado trabalho no ramo gastronômico, colaborando com o desenvolvimento econômico e social do nosso município”, segundo o parlamentar.
A primeira reunião da nova composição da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara do Recife para o biênio 2023-2024, foi realizada nesta sexta-feira (24). Em pauta a discussão sobre várias ações e o cronograma de atividades a serem desenvolvidas pelo colegiado. Na ocasião, o presidente, vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), coordenou também distribuição de três projetos de lei. Participaram da reunião, os vereadores Joselito Ferreira (PSB) e Ivan Moraes (PSOL).
Na manhã desta sexta-feira (24), o limoeirense Maurílio Rodrigues da Silva, médico cardiologista, tornou-se cidadão recifense, numa iniciativa do vereador Osmar Ricardo (PT). O vereador Zé Neto (PROS) presidiu a reunião solene bastante prestigiada e que contou com a presença de diversas autoridades, familiares e amigos no plenário da Casa de José Mariano. “Maurílio Rodrigues, um profissional paciente que faz da empatia um instrumento de trabalho tão importante quanto o conhecimento médico”, disse Osmar Ricardo.
O Galo da Madrugada considerado Patrimônio Cultural Imaterial do Recife; a inclusão do Dia de Tereza de Benguela e da Mulher Negra no calendário oficial; novas regras para construção e manutenção de guaritas nos edifícios. Durante as reuniões plenárias da Câmara do Recife, nesta segunda (20) e terça-feira (21), as vereadoras e os vereadores aprovaram três importantes projetos de lei, em segunda votação. As matérias seguem para sanção do prefeito João Campos.
Prestar informações e atuar em casos que envolvem a previdência social, ajudando seus clientes a planejarem e obterem o acesso a direitos como a aposentadoria. Esse é o papel do advogado previdenciário, que tem no Recife o 10 de março reservado como o seu dia no calendário oficial. Para celebrar a data, a Câmara Municipal promoveu uma reunião solene na tarde desta sexta-feira (24), por iniciativa do vereador Almir Fernando (PCdoB). O evento, que foi presidido pelo vereador Hélio Guabiraba (PSB), prestou homenagem a doze advogados previdenciários.
Autor da lei municipal 19.034/2023, que foi sancionada na semana passada pelo prefeito João Campos, o vereador Chico Kiko (PP) comentou que a nova legislação foi elaborada diante da repercussão do caso do anestesista Giovanni Quintella Bezerra que estuprou mulheres durante exames obstétricos no Rio de Janeiro. "Essa lei vai garantir a segurança das mulheres nos nossos centros de saúde municipais", disse o parlamentar na reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (27).
O Dia Mundial do Grafite, celebrado hoje, 27 de março, e o Dia de Conscientização sobre Epilepsia, transcorrido ontem, 26 de março, foram datas destacadas pela vereadora Pretas Juntas (PSOL) na tribuna da Câmara do Recife durante a reunião Ordinária desta segunda-feira (27). A parlamentar aproveitou para convidar a população para debater com ela políticas públicas para quem convive com epilepsia, durante audiência pública que realizará nesta terça-feira (28), no plenarinho, às 14h30.
O vereador Alcides Cardoso (PSDB) criticou, na reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (27), as ameaças que o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) teria recebido nos últimos dias, de membros da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). Ele repetiu o que a imprensa vem afirmando que o senador está sendo alvo de um plano de sequestro e ameaças de morte. “Quero prestar a minha solidariedade ao senador, sua família e a todas as autoridades que se tornaram alvo deste plano”, disse.
O líder do governo na Câmara Municipal do Recife, vereador Samuel Salazar (MDB), repercutiu a assinatura de ordens de serviço feitas pelo prefeito João Campos, em bairros da periferia, durante o final de semana. Na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife na manhã desta segunda-feira (27) ele disse que acompanhou o prefeito, sábado e domingo, e pode constatar que, na Rua Rio Pardo, no bairro do Ibura, Zona Sul do Recife, por exemplo, “ele concretizou um antigo sonho da população”, disse.
O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) discutiu o requerimento número 2115/2023, de sua autoria, dirigindo indicação ao secretário de Segurança Cidadã, Murilo Cavalcanti, para solicitar a criação de estúdios comunitários nas unidades do Compaz do Recife. Eles seriam usados, de acordo com a proposta, para a produção de músicas e conteúdos audiovisuais pelos jovens das comunidades periféricas da cidade.
O vereador Rinaldo Junior (PSB) dirigiu-se à tribuna na manhã desta segunda-feira (27), para recordar a data de 28 de maio de 2022, quando ocorreu uma grave precipitação de chuvas no Recife, e o então presidente da República, Jair Bolsonaro, “não ajudou a cidade”. Ele também comparou as diferenças de atitudes do atual Governo Federal, presidido por Luiz Inácio Lula da Silva, que já liberou recursos. O assunto foi tema do discurso do parlamentar durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife.
O requerimento nº 2197/2023, de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), dirige indicação à Secretaria de Saúde para serviço de mamógrafo móvel nas comunidades de Jardim Uchôa, Beira Rio, Buriti, Monte Verdes, Alto do Pascoal, e nos bairros de Ipsep e San Martin. A parlamentar fez questão de ressaltar, durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (27) que, por conta da pandemia do coronavírus, houve uma grande retenção dos exames para as mulheres. A proposição foi aprovada.
Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal, o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) subiu à tribuna da Casa nesta segunda-feira (27) para tratar de uma série de iniciativas de seu mandato que têm como finalidade melhorar as condições de vida de pessoas com deficiência no Recife. No discurso durante a reunião plenária, o parlamentar citou projetos de lei de sua autoria que tramitam no Poder Legislativo, apresentou uma cartilha de terminologias inclusivas sobre deficiências que será distribuída aos demais vereadores, e disse que a Comissão de Direitos Humanos vai abrir uma seleção para contar com um estagiário com Síndrome de Down no seu quadro de pessoal.
A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (27) um conjunto de sete requerimentos de autoria do vereador Ivan Moraes (PSOL) que têm como objetivo solicitar à Prefeitura ações localizadas de preparação para a estação chuvosa que se aproxima. De acordo com o parlamentar, os pedidos fazem parte de uma iniciativa do seu mandato denominada ‘Antes que Chova’, e que incluirá uma audiência pública marcada para acontecer na Casa na próxima quarta-feira, às 10h.
Celebrado anualmente no último domingo do mês de março, o Dia Municipal dos Jovens Cristãos integra o calendário oficial do Recife desde o ano passado, quando foi aprovada a lei nº 18.950/2022, de autoria do vereador Felipe Alecrim (PSC). Nesta segunda-feira (27), o parlamentar subiu à tribuna da Câmara Municipal para repercutir um evento promovido pelo seu mandato com líderes de movimentos de religiões cristãs no final de semana, em alusão à data.
Diversos artistas do cenário cultural compareceram à Casa de José Mariano para prestigiar a reunião solene em homenagem ao Dia Nacional do Circo e ao Dia Internacional do Teatro, celebrados na data desta segunda-feira, 27 de março. O evento foi promovido pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) e a vereadora Pretas Juntas (PSOL) presidiu a solenidade.
O vereador Professor Mirinho (SD) destacou a assinatura da ordem de serviço feita no último fim de semana pelo prefeito João Campos (PSB), para pavimentação e drenagem na Rua Engenho Canto Alegre, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da cidade. Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (28), o parlamentar lembrou que os moradores aguardam a benfeitoria há mais de 60 anos e comemorou que o serviço começa nesta quarta-feira (29).
A falta de um centro de referência no Recife foi motivo de um discurso proferido pela vereadora Pretas Juntas (PSOL) na tribuna da Câmara Municipal, nesta terça-feira (28), durante a reunião plenária. De acordo com a parlamentar, algumas pessoas que convivem com a doença na capital precisam se deslocar para outros Estados para obter acesso a tratamento e a medicamentos mais avançados. Por iniciativa de Pretas Juntas, a epilepsia é tema de uma audiência pública promovida na Casa nesta tarde, às 14h30, no plenarinho.
O vereador Ronaldo Lopes (PSC) discutiu o requerimento 2544/2023, de sua autoria, dirigindo indicação à Secretária de Saúde do Recife para providenciar a continuidade do atendimento de emergência na Upinha Hélio Mendonça 24 horas, localizada no bairro do Córrego do Jenipapo, na Zona Norte. O requerimento foi aprovado na reunião plenária híbrida, da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta terça-feira (28). “Temos informação de que a Upinha deixará de ser 24 horas. Circula na comunidade que ela foi divulgada pelo Distrito Sanitário 7. Essa restrição começaria a partir de 1º de abril”, afirmou.